Betty, a Feia: Boa reprise em onda revival na TV brasileira

Autor: Fabio Maksymczuk
Fonte: http://fabiotv.zip.net/ 05/09/2013 - 03h27

s reprises invadiram de vez a programação da TV brasileira. Seria preguiça de pensar em algo novo que seduza o telespectador? Redução de custos? Ou os dois motivos aliados? 

O SBT, que tinha abandonado o filão das mexicanas, vive uma overdose de tramas produzidas pela Televisa. No total, sete novelas ocupam a grade de programação. Vamos a elas: Marimar (em sua enésima reprise. Já perdi a conta!), Cuidado com o Anjo (inédita), Rubi (ótima novela, aliás), O Privilégio de Amar (melhor que a brasileira Cristal), Carrossel (preciso comentar algo sobre essa reprise insana?), Chiquititas (remake) e Rebelde (Yo Soy Rebelde!). 

A reapresentação de “Rebelde” no horário nobre até tem alguma justificativa. Ratinho, que herdava ótimos índices de “Carrossel”, não conseguia manter o patamar no IBOPE. O mesmo ocorreu nesse início de Chiquititas. Porém, acredito que trama de Anahí e companhia poderia suceder “Cuidado com o Anjo” na faixa vespertina. As faixas das 17 hs e das 18 hs não deveriam ser destinadas à teledramaturgia (nacional ou “cucaracha”). 

A TV Globo também não escapa desse fenômeno. Atualmente vai ao ar a reprise da reprise de “O Cravo e a Rosa”. Há também o remake pouco sedutor de “Saramandaia”. 

Em meio a essa onda revival, aparece uma interessante reprise (reprise da reprise...). A RedeTV! reapresenta “Betty, a Feia”, do autor Fernando Gaitán, na faixa das 18h45. É uma das minhas novelas preferidas! Sempre que posso, dou minha bisbilhotada na história do Sr. Armando Mendoza. Se a produção colombiana tivesse sido exibida no SBT, em 2003, a novela teria condições de alcançar 20 pontos no IBOPE. Fácil, fácil. Mesmo assim, foi uma das produções de maior audiência da história da emissora de Dallevo e Carvalho. 

Como vivemos esse momento “naftalina”, não será absurdo se “A Feia Mais Bela” (a versão mexicana do clássico) retornar em breve à programação do SBT.  Aguardem.