ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017

28/01/2014 | 03:42:44

Araraquara é a que mais investe em saúde no Estado

Dados apontam que a Prefeitura investe 35% do orçamento anual no setor, ou 20% a mais do índice exigido pela Constituição

Araraquara é a que mais investe em saúde no Estado

Teste do Coraçãozinho na Gota de Leite

Foto: Sergio Pierri

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta segunda-feira (27), mostra que Araraquara liderada os investimentos em saúde entre os 131 maiores municípios do Estado.

O município investe 35% do orçamento anual no setor, o que representa mais que o dobro dos 15% exigidos pela Constituição, conforme levantamento feito pelo jornal com base em dados do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Das 131 cidades pesquisadas, 29 já ultrapassaram 30% do orçamento com a saúde.

Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, o alto investimento visa “ampliar a rede básica de saúde e melhorar o atendimento nas unidades de urgência e emergência”.

Até o final do ano, a cidade vai contabilizar 15 novas unidades de saúde construídas da gestão do prefeito Marcelo Barbieri. O destaque é para a Maternidade Gota de Leite (que presta serviço de excelência e tem alto índice de aprovação), além das três novas UPAS (duas entregues e uma em andamento), duas Salas de Estabilização, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e oito novos postos de saúde. Outras 15 unidades também estão sendo reformadas ou ampliadas.

Além da estrutura já existente e ampliada nos últimos cinco anos, agora em fevereiro Marcelo entregará as duas primeiras novas unidades básicas de saúde construídas na cidade.

Com recursos federais, serão entregues as unidades do Jardim Brasília e Jardim Paraíso. O mesmo convênio contempla outros três postos de saúde, ora em fase de obras, nos bairros Vila Xavier, Adalberto Roxo e Altos de Pinheiros.

“As novas unidades nos permitirão avançar na cobertura da atenção básica em Araraquara”, ressalta o prefeito.

Saúde bucal

A Prefeitura também constrói o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Vila Xavier, no prédio do antigo pronto-socorro do bairro, que passa por melhorias para abrigar nove consultórios e dependências essenciais para o atendimento especializado em odontologia.

O CEO contará com 18 dentistas para atuar nas áreas de cirurgia, endodontia, periodontia e atendimento aos pacientes especiais, além de diagnóstico bucal. O prédio reformado também abrigará um laboratório de próteses dentárias.

Todos os pacientes atendidos pelo CEO são encaminhados pela rede básica, que nos últimos anos tem ampliado o programa de saúde bucal oferecido à população.

Ainda será reformado o posto de saúde do Jardim Iguatemi e ampliadas as unidades do Yolanda Ópice, Hortênsias, Ieda, Maria Luiza e Parque das Laranjeiras.

Além disso, outras sete unidades de saúde já foram reformadas e entregues à população pelo prefeito Marcelo, por meio do programa federal de Saúde Bucal.

Mais médicos

Marcelo Barbieri também destaca o empenho da Prefeitura na contratação de médicos por meio de concurso público, além dos 23 profissionais do programa federal Mais Médicos, previstos para chegar em março à cidade, segundo o Ministério da Saúde.

Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Aravechia, o investimento maior na estrutura da rede municipal será fortalecido com os novos postos, o que refletirá numa melhor qualidade de atendimento também nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). 

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados