ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 24 de Abril de 2018

23/07/2014 | 02:47:21

Araraquara e região elegem representante para elaboração de Plano Estadual de Cultura

Ricardo Portari Filho foi eleito com 50% dos votos

Araraquara e região elegem representante para elaboração de Plano Estadual de Cultura

No último domingo (20), estiveram reunidos conselheiros municipais e artistas da cidade e região - representantes de diferentes áreas culturais - além de interessados em geral, a fim da elaboração do Plano Estadual de Cultura. O encontro foi realizado no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, recepcionou os representantes dos vários municípios da região, acompanhado pelo assessor de gabinete na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Lauro Ávila Pereira.

De acordo com o assessor, o objetivo específico do encontro foi o de eleger um representante regional e um suplente para a composição da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura. A este representante é dada a função de observar a realidade e avaliar as demandas de sua região, estimando tanto um balanço da Cultura já existente quanto as perspectivas de aprimoramentos para um período de dez anos.

Pereira também expôs os pontos-chave relacionados ao Plano Estadual de Cultura, seguida de uma apresentação minuciosa da estrutura do Sistema Estadual de Cultura e de seus componentes.

Diversos artistas da cidade e região participaram ativamente do encontro, e esclarecendo dúvidas comuns entre eles. Além de Araraquara, também colaboraram com a reunião: Descalvado, Itirapina, Américo Brasiliense, Taquaritinga, São Carlos, Borborema, Gavião Peixoto, Candido Rodrigues e Nova Europa. É o caso de Deraldo Munhoz (artista circense de Nova Europa), Flávia Bombonato (supervisora do Projeto Guri em São Carlos), Evandro Duarte de Camargo Mesquita (produtor cultural de Taquaritinga), Ruy César da Silva (membro titular do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, representante da área de Artes Visuais), Márcia Martins de Carvalho Biasotto (gestora de Cultura em Borborema) – entre outros.

O assessor de gabinete na Secretaria da Cultura do Estado, após encerrar a leitura comentada das propostas, lembrou que a elaboração do Plano Estadual de Cultura seria realizada a partir das mesmas.

O secretário Renato Haddad, depois de expor os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara no sentido de organizar a reunião, indicou o gerente de projetos da Secretaria Municipal da Cultura, Ricardo Portari Filho, como candidato a representante regional. Também se candidataram: Evandro Duarte de Camargo Mesquita, Flávia Bombonato e Deraldo Munhoz.

Ricardo Portari Filho foi eleito com 50% dos votos como representante regional na Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura, e Evandro Duarte de Camargo Mesquita como seu suplente.

Ricardo é ator e funcionário de carreira da Prefeitura de Araraquara, atuante no cenário cultural desde o ano 2000. Vale destacar que, em todo processo de organização da reunião, Ricardo teve a oportunidade de travar contato com os 26 municípios da região, constatando dificuldades e demandas específicas e realidades situadas muito aquém de um cenário cultural ideal. O representante eleito destacou a necessidade de aprofundamento nas questões particulares das cidades menores e desculpou-se, afirmando preferir “fazer a falar”.

Lauro Pereira agradeceu, em nome do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, a clara demonstração do envolvimento e a acolhida por parte da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara. “Conseguir reunir tantas pessoas numa manhã de domingo é o resultado de um trabalho bem conduzido. Vale destacar que esta reunião não é o fim de um processo, mas sim um começo”.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados