ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

13/02/2014 | 02:22:24

Araraquara está entre as dez melhores do Estado em Meio Ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do programa Município Verde Azul, reavaliou os dados apresentados por Araraquara em relação às políticas ambientais e creditou à cidade mais 13 pontos no ranking do programa, somando 94 pontos no total. A nova pontuação deve colocar o município como o primeiro da bacia Tietê-Jacaré, o que irá lhe conferir o Prêmio Franco Montoro. A revisão da nota sobre educação ambiental foi decisiva para o acréscimo na pontuação.

Ano passado, mesmo sem computar a nota sobre educação ambiental, Araraquara foi certificada, pelo quinto ano seguido, no Programa Município Verde Azul, conferido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades comprometidas com políticas ambientais.

“Esse resultado demonstra o comprometimento do nosso governo com o meio ambiente e mostra que as ações que implantamos estão trazendo resultados para a população, ressalta o prefeito Marcelo Barbieri.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Antônio Delle Piage, com a nova pontuação, o município deve ficar entre os dez melhores do Estado. A confirmação do ranking deve sair até o final desta semana.

Entre 589 municípios paulistas que participaram do Programa, 67 foram certificados, o que representa 11% do total. Entre as medidas do governo municipal adotadas para o meio ambiente, incluem a implantação do IPTU Verde, entrega da estação de tratamento do lodo do esgoto, plantio de milhares de mudas nativas, recuperação de córregos, entre outras ações.

Educação

Segundo Piage, as políticas de educação ambiental em Araraquara estão envolvendo cada vez mais crianças e jovens. Somente no ano passado, o Ceama (Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara, Chico Mendes) recebeu 6.238 visitantes de escolas e outras entidades.

“No Ceama, os visitantes participam de eventos de treinamento e reciclagem de lixo, orientações sobre queimadas, tratamento da água e esgoto, entre outras. Neste ano, a meta é receber e orientar sete mil crianças e jovens”, afirma o secretário.

Outra ação, inédita no Estado, é a parceria da Secretaria com a Fundação Casa para capacitar e educar 11 adolescentes do centro de semiliberdade de Araraquara, a partir do dia 18 de fevereiro. As aulas serão ministradas na própria fundação e no Ceama. O objetivo é conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente e incentivar o protagonismo dos jovens.

O curso permitirá a capacitação dos 11 adolescentes para serem educadores ambientais e multiplicarem os conhecimentos adquiridos com toda a comunidade onde vivem.

A Secretaria também firmou parceria com a Cooperativa Acácia, Secretaria de Educação e Daae para o projeto de reciclagem de óleo de cozinha, que visa recolher o produto nas escolas, que será posteriormente reciclado pela cooperativa.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados