ACESSE SUA √ĀREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 19 de Novembro de 2019

22/10/2013 | 03:28:01

Assentamento Bela Vista terŠ ensino de tempo integral

Assentamento Bela Vista terŠ ensino de tempo integral

Prefeito Marcelo durante plenŠria do OP no Assentamento Bela Vista

Foto: Sergio Pierri

O prefeito Marcelo Barbieri confirmou durante a plen√°ria do Or√ßamento e Participa√ß√£o Para Todos (OP), no Assentamento Bela Vista, no s√°bado (21), a implanta√ß√£o, em 2014, de ensino em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF do Campo ‚ÄúProfessor Herm√≠nio Pagotto‚ÄĚ.

‚ÄúEstamos aguardando a libera√ß√£o dos recursos do programa federal Mais Educa√ß√£o. A implanta√ß√£o do ensino integral ser√° um grande avan√ßo para a educa√ß√£o no campo, que contar√° com oficinas diferenciadas, escolhidas para atender a demanda por conhecimento dos jovens do Assentamento‚ÄĚ, disse Marcelo.

De acordo com a secretária da Educação, Arary Ferreira, a grade curricular deverá contar com aulas de agroecologia abordando canteiros sustentáveis; capoeira; memória e histórias das comunidades tradicionais e acompanhamento pedagógico.

A escola do Bela Vista terá o mesmo padrão da EMEF José Roberto Pádua de Camargo, no Jardim Dom Pedro I, em Araraquara, onde o aluno estuda em dois períodos. Essa escola foi a primeira de tempo integral de Araraquara, implantada pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2011.

A diretora da EMEF do Campo, Adriana Morales, comemorou a conquista. ‚ÄúNossos 180 alunos ter√£o grandes oportunidades. Ficar o dia todo na escola abre novas portas para ampliar o conhecimento‚ÄĚ, resumiu.

O Bela Vista é um dos raros assentamentos que, além da escola fundamental, também mantém um Centro de Educação e Recreação (CER) de alta qualidade.

Durante a plen√°ria do OP, o prefeito Marcelo tamb√©m confirmou a libera√ß√£o do barrac√£o da agrovila do assentamento, por parte do Incra, para implanta√ß√£o do entreposto de distribui√ß√£o da produ√ß√£o agr√≠cola. O assentamento Bela Vista √© administrado pelo Incra e a Prefeitura depende de autoriza√ß√£o para efetuar melhorias no local. Na agrovila, Araraquara √© respons√°vel pelo CER, EMEF e posto de sa√ļde.

O projeto de reforma e adequa√ß√Ķes no barrac√£o com espa√ßos para manipula√ß√£o dos alimentos e armazenagem ser√° debatido com a comunidade nos pr√≥ximos dias, informou o coordenador de Participa√ß√£o Popular, Rodrigo Martins.

 

Social

Outra boa novidade transmitida aos assentados é a instalação, em 2014, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de formato itinerante.

‚ÄúNo ano que vem, teremos uma equipe completa de CRAS com psic√≥logos, assistentes sociais e t√©cnicos prestando servi√ßos aos assentados com programas para jovens, para fam√≠lias e idosos‚ÄĚ, adiantou Porsani.

A assentada e pedagoga da terra Enedina Andrade, com especialização em Cuba na Universidade Santa Clara sobre movimentos de camponeses, avaliou positivamente a plenária.

 

Próxima Plenária

A terceira plen√°ria do OP ser√° realizada nesta ter√ßa-feira, dia 22, √†s 19h, na EMEF ‚ÄúProfessor Luiz Roberto Salinas Fortes‚ÄĚ, no Jardim Para√≠so.

Os moradores da Regi√£o 2, que abrange os bairros Vale do Sol, Parque Tropical, √Āguas do Paiol, Iga√ßaba, Acapulco, Nova Araraquara, Lupo I e II, Damha, Altos do Jaragu√°, Portal das Laranjeiras, Cociza, Bandeirantes, Recreio Campestre, Indanorma e Conjunto de Ch√°caras da Regi√£o Noroeste, ter√£o oportunidades de reivindicar melhorias e servi√ßos, por meio de di√°logo com a administra√ß√£o municipal.

Visite a p√°gina do site FolhaCidade no Facebook

COMENT√ĀRIOS

Comentar

M√°ximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados