ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017

22/10/2013 | 03:28:01

Assentamento Bela Vista terá ensino de tempo integral

Assentamento Bela Vista terá ensino de tempo integral

Prefeito Marcelo durante plenária do OP no Assentamento Bela Vista

Foto: Sergio Pierri

O prefeito Marcelo Barbieri confirmou durante a plenária do Orçamento e Participação Para Todos (OP), no Assentamento Bela Vista, no sábado (21), a implantação, em 2014, de ensino em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF do Campo “Professor Hermínio Pagotto”.

“Estamos aguardando a liberação dos recursos do programa federal Mais Educação. A implantação do ensino integral será um grande avanço para a educação no campo, que contará com oficinas diferenciadas, escolhidas para atender a demanda por conhecimento dos jovens do Assentamento”, disse Marcelo.

De acordo com a secretária da Educação, Arary Ferreira, a grade curricular deverá contar com aulas de agroecologia abordando canteiros sustentáveis; capoeira; memória e histórias das comunidades tradicionais e acompanhamento pedagógico.

A escola do Bela Vista terá o mesmo padrão da EMEF José Roberto Pádua de Camargo, no Jardim Dom Pedro I, em Araraquara, onde o aluno estuda em dois períodos. Essa escola foi a primeira de tempo integral de Araraquara, implantada pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2011.

A diretora da EMEF do Campo, Adriana Morales, comemorou a conquista. “Nossos 180 alunos terão grandes oportunidades. Ficar o dia todo na escola abre novas portas para ampliar o conhecimento”, resumiu.

O Bela Vista é um dos raros assentamentos que, além da escola fundamental, também mantém um Centro de Educação e Recreação (CER) de alta qualidade.

Durante a plenária do OP, o prefeito Marcelo também confirmou a liberação do barracão da agrovila do assentamento, por parte do Incra, para implantação do entreposto de distribuição da produção agrícola. O assentamento Bela Vista é administrado pelo Incra e a Prefeitura depende de autorização para efetuar melhorias no local. Na agrovila, Araraquara é responsável pelo CER, EMEF e posto de saúde.

O projeto de reforma e adequações no barracão com espaços para manipulação dos alimentos e armazenagem será debatido com a comunidade nos próximos dias, informou o coordenador de Participação Popular, Rodrigo Martins.

 

Social

Outra boa novidade transmitida aos assentados é a instalação, em 2014, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de formato itinerante.

“No ano que vem, teremos uma equipe completa de CRAS com psicólogos, assistentes sociais e técnicos prestando serviços aos assentados com programas para jovens, para famílias e idosos”, adiantou Porsani.

A assentada e pedagoga da terra Enedina Andrade, com especialização em Cuba na Universidade Santa Clara sobre movimentos de camponeses, avaliou positivamente a plenária.

 

Próxima Plenária

A terceira plenária do OP será realizada nesta terça-feira, dia 22, às 19h, na EMEF “Professor Luiz Roberto Salinas Fortes”, no Jardim Paraíso.

Os moradores da Região 2, que abrange os bairros Vale do Sol, Parque Tropical, Águas do Paiol, Igaçaba, Acapulco, Nova Araraquara, Lupo I e II, Damha, Altos do Jaraguá, Portal das Laranjeiras, Cociza, Bandeirantes, Recreio Campestre, Indanorma e Conjunto de Chácaras da Região Noroeste, terão oportunidades de reivindicar melhorias e serviços, por meio de diálogo com a administração municipal.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados