ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 18 de Junho de 2019

29/05/2019 | 02:30:19

Desfile na Praça Pedro de Toledo mostra resultado de oficina do Território da Arte

“Runway” do Coletivo LGBTQIA+ Casixtranha aborda cultura Ballroom, com roupas, maquiagens, performances e intervenções urbanas

Desfile na Praça Pedro de Toledo mostra resultado de oficina do Território da Arte

O Coletivo Casixtranha emergiu em uma residência na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, onde vem sendo produzida uma oficina com a extensão de dez dias, de 20 a 20 de maio. O resultado final dessa imersão poderá ser conferido no próximo sábado, 01 de junho, às 21 horas, na Praça Pedro de Toledo: é o Runway Casixtranha -  Encruzilhada Futurista no Território.

Com o propósito de reunir “corpos que estão na base da sociedade e com elas produzir potências artísticas transformadoras”, a oficina vem dialogando com a cultura Ballroom - cultura de temática LGBT que surgiu na periferia americana como escape para a comunidade LGBT.

Nesta oficina produzir é a palavra de ordem. A confecção de roupas vem sendo realizada a partir das referências de Bispo do Rosário, artista que compõe as referências sobre “loucura, insanidade e arte no Brasil” e Vicente Perrota, artista trans de Campinas que trabalha com Upcycling (reutilização criativa) e desconstrução de gênero através das roupas – conceito usado na oficina, onde são utilizados acessórios e roupas considerados lixos ou descartáveis.

“Estamos construindo uma nova forma produzir e consumir moda. Não precisamos entrar na cadeia capitalista de consumo desenfreado. Propomos criações de looks a partir do que já temos, de roupas, acessórios, retalhos que muitos consideram lixo e do lixo transformar potencias transformadoras”, explica Vita Pereira, da Casixtranha.

O tema do desfile – Encruzilhada Futurista - foi construído coletivamente por todos participantes da residência e surge como um grito de manifesto. Além da confecção de roupas, a oficina também prima por técnicas de maquiagem e a criação de performances e instalações. Vita conta que o foco de toda a residência foi criar os elementos para a Runway deste sábado. “Nossa residência trabalhou os processos para se aprender os passos básicos do Vogue e também para dar closes nas Runway. Nosso desfile construído por ‘corpas’ LGBTQIA+ na Praça Pedro de Toledo será bafo!”.

A residência é uma organização de Vita, juntamente com Wendy Moretti e Bruno Derotzi, tendo na assistência Sarah Trajanovic e Álvaro Paiva. As organizadoras estão responsáveis por dirigir o desfile, parte corporal e montagem dos looks, enquanto as assistentes focam em make-up e looks. A residência conta com fotos de Jenifer Brigida e Gisele de Bello.

Vale destacar que o Coletivo Casixtranha ministra oficina de Vogue, semanalmente, aos sábados, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+. O horário é 14 horas e todos podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem comparecer à Avenida Espanha, 536, no Centro da cidade.

O desfile na Praça Pedro de Toledo é gratuito e mais informações estão disponíveis no evento criado no Facebook (Desfile Encruzilhada Futurista - Residência Casixtranha). A Praça está localizada na região central da cidade, na altura da Rua Carlos Gomes com Av. Duque de Caxias.

 

SERVIÇO:

“Runway Casixtranha - Encruzilhada Futurista” – Desfile com resultado de oficina do Território da Arte de Araraquara

Local: Praça Pedro de Toledo (altura da Rua Carlos Gomes com Av. Duque de Caxias – Centro)

Data: sexta-feira (31 de maio)

Horário: 21 horas

Grátis

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados