ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017

07/02/2014 | 03:41:34

DVD com história de Araraquara será doado para escolas da cidade

Diretor Renato Barbieri fará doação dos DVD´s e realiza bate-papo com professores

DVD com história de Araraquara será doado para escolas da cidade

Araraquara: Memórias de uma Cidade

Foto: Kris Tavares

No próximo dia 14 de fevereiro, sexta-feira, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio do SESC-Araraquara, realiza o lançamento do DVD “Araraquara – Memórias de uma Cidade”. O evento será realizado no Teatro do SESC, às 15h30 horas e contará com a participação do diretor do filme, Renato Barbieri, que realiza bate-papo com os participantes após a exibição do filme.

O evento é destinado aos professores de História da rede municipal de ensino, com a participação de professores da rede estadual e de escolas particulares de Araraquara. O cineasta Renato Barbieri irá realizar a doação de cem DVD’s para as escolas e bibliotecas da cidade.

A idéia é apresentar a História de Araraquara por meio do documentário - um filme de longa metragem com 74 minutos de duração que tem como eixos temáticos o processo de formação do município e de sua identidade cultural.

O longa utiliza o recurso ficcional, com elenco local, para narrar a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local.

Entre os diversos entrevistados estão historiadores, jornalistas e personalidades da cultura, entre eles: Ignácio de Loyola Brandão, Beto Caloni, Anna Maria Martinez Corrêa, Teresa Telarolli, Kiko Lopes, Alvaro Rizzoli, Geraldo Godoy, Ivo Dall’Acqua, Daniel Amadeu Martins Filho e Zé Celso Martinez Corrêa - entre outros.

Com um casting de aproximadamente 40 profissionais, entre protagonistas, coadjuvantes e figurantes, o filme recria e narra a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local. A equipe técnica de “Araraquara...” contou com a participação de Carlos Zalasik, diretor de fotografia de referência internacional. Um dos destaques de sua carreira é o filme “Dois Coelhos”, de Afonso Poyart.

O documentário foi lançado oficialmente no dia 28 de novembro e permaneceu em cartaz, em dezembro, no Cine Lupo e no Cine Jaraguá. Aclamado pelo público, o filme comoveu e agradou pela beleza e sutileza que foi conduzida a História da Morada do Sol. Este documento histórico que Araraquara recebe, fruto de mais um artista de destaque da cidade, irá possibilitar que os estudantes da cidade atentem e conheçam melhor a história da cidade, além de ser importante ferramenta pedagógica para os professores da cidade.

Ainda vale destacar que na noite do dia 14, Renato Barbieri irá realizar o lançamento do DVD na Livraria Nobel em noite de autógrafos, às 19h30. A livraria – localiza à Av. Bento de Abreu, nº 1023 – será o ponto oficial de venda do DVD que tem o valor de R$ 29,90.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados