ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 20 de Julho de 2017

14/02/2014 | 03:50:17

Educação Municipal é referência no Estado de São Paulo

Araraquara irá apresentar sua experiência na aplicação do Programa Federal “Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa”, em Serra Negra, no dia 19

Educação Municipal é referência no Estado de São Paulo

Trabalhos do Pacto realizados ao longo de 2013 ficaram expostos na Biblioteca

Foto: Bianca Rodrigues

A Educação Municipal de Araraquara é mais uma vez citada como referência pela qualidade dos programas desenvolvidos junto aos estudantes da rede de ensino atendidos pela Prefeitura. Desta vez, a cidade vai apresentar a experiência bem sucedida no Programa Federal “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)” no Seminário Estadual que será realizado em Serra Negra, nos dias 19 e 20 deste mês.

Araraquara, que é polo do Programa na região, recebeu cidades como Ribeirão Preto, Franca e Guariba para as reuniões de estudo. Todos os trabalhos são realizados em parceria e supervisão dos professores da UNESP, responsáveis pelo PNAIC na região.

Para a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o programa enaltece a postura adotada pela atual administração municipal, quanto ao aprimoramento profissional e pessoal dos professores para melhoria na qualidade do atendimento educacional.

“Os resultados desta formação me deixaram muito satisfeita, pois é a apresentação dos trabalhos que já estão em prática dentro das escolas municipais. Por isso, reafirmo a importância de dar ao educador as ferramentas pedagógicas necessárias para aprimorar as ações desenvolvidas nas escolas e agradeço mais uma vez ao prefeito Marcelo Barbieri por proporcionar este grande avanço ao ensino público municipal”, afirmou Arary.

De acordo com a orientadora de estudo do Pacto na Secretaria Municipal da Educação (SME), Márcia de Campos, o objetivo é compartilhar as boas práticas pedagógicas de alfabetização realizadas com crianças de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental no ano letivo de 2013, e apresentar às demais cidades que aderiram ao programa a metodologia utilizada pelos profissionais que resultaram no sucesso de Araraquara.

“A concepção de ensino trazida pelo Pacto é exatamente o que faltava para complementar o trabalho que já vem sendo desenvolvido em Araraquara por meio do Sistema SESI, ou seja, o tema já era trabalhado junto aos professores antes mesmo da adesão ao programa federal. Por já termos esta experiência validada pelo SESI, ficou mais fácil para os professores a compreensão da importância da alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade”, afirmou Márcia.

Pacto Nacional

A Prefeitura realizará na próxima semana uma avaliação para conhecer os resultados iniciais do PNAIC aplicado nas escolas.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Estaduais e Municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A formação do Pacto envolve um conjunto integrado de ações, materiais e referências pedagógicas disponibilizados pelo MEC, que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Com cinco professoras formadoras, o Pacto atendeu aproximadamente 120 educadores da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Araraquara.

“Ficamos muito orgulhosos em apresentar os métodos de trabalho utilizados em Araraquara para uma plateia com mais de 600 Municípios do Estado de São Paulo. É o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido brilhantemente pelos profissionais da nossa rede de ensino, com apoio fundamental do prefeito Marcelo Barbieri”, comemorou a secretária Arary.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados