ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017

20/12/2013 | 03:08:14

Educação realiza I Seminário do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

Evento reuniu cerca de 200 professores da Rede Municipal de Ensino para compartilhar boas práticas pedagógicas de alfabetização

Educação realiza I Seminário do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

Os trabalhos dos professores cursistas ficaram expostos no saguão superior da Biblioteca Municipa

Foto: Bianca Rodrigues

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na terça-feira (17), no auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, o I Seminário da Rede Municipal de Ensino sobre o Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNIC).

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da SME, Valéria Longobardo, o evento, organizado pelas orientadoras de estudo e pelos professores cursistas, teve como objetivo divulgar e compartilhar boas práticas pedagógicas de alfabetização realizada com crianças de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental no ano letivo de 2013.

“A formação abordou os planos de aula e a organização da rotina desde o trabalho com sequências e projetos didáticos, até o aprofundamento dos conhecimentos sobre alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão como princípio fundamental do processo educativo”, explicou Valéria.

Para a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o curso reforça a importância da formação continuada dos professores para o seu aprimoramento profissional e pessoal.

“Os resultados desta formação me deixaram muito satisfeita, pois é a apresentação dos trabalhos que já estão em prática dentro das escolas municipais. Por isso, reafirmo a importância de dar ao educador as ferramentas pedagógicas necessárias para aprimorar as ações desenvolvidas nas escolas e agradeço mais uma vez ao prefeito Marcelo Barbieri, por proporcionar este grande avanço ao ensino público municipal”, afirmou Arary.

“Dessa forma, a expectativa para 2014 é de que a formação continue avançando e fortaleça a prática pedagógica dos professores alfabetizadores com o objetivo de garantir o direito de aprendizagem na idade correta a todas as crianças de Araraquara”, complementou Arary.

A supervisora de ensino e professora cursista Julia Pimenta destacou os avanços da Rede Educacional e parabenizou “pelo excelente desempenho dos participantes”.

“Antes de tudo, somos professores apaixonados pelo que fazemos. Por isso sempre acreditei no potencial desta rede, mas ainda assim fiquei impressionada com tamanha qualidade nos trabalhos apresentados”, declarou Julia.

O evento contou com a apresentação cultural dos alunos da EMEF Rubens Cruz, do Selmi Dey, que encenaram fragmentos do texto “Resposta do Jeca”, de Catuto da Paixão Cearense; a leitura dramática de “Os Outros Quinhentos”, de Fábio Espírito Santo; e a música Negro Zumbi, de Leci Brandão.

Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Estaduais e Municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A formação do Pacto envolve um conjunto integrado de ações, materiais e referências pedagógicas disponibilizados pelo MEC, que contribuem para o processo de alfabetização e letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Com cinco professoras formadoras, o Pacto atendeu aproximadamente 120 educadores da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Araraquara.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados