ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

14/11/2017 | 02:24:08

Empreendedor ressalta apoio da Incubadora e das universidades

César Polachini fábrica equipamentos para laboratórios sob encomendas

Empreendedor ressalta apoio da Incubadora e das universidades

Foto: Tetê Viviani

Há dois anos residente na Incubadora de Empresas de Araraquara, o empreendedor Ferminio César Polachini, de 58 anos, proprietário da Microtube, usa o conhecimento adquirido como técnico mecânico para a fabricação de equipamentos especiais para pesquisas nas universidades e empresas de alta tecnologia, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D). 

“O apoio da Incubadora é fantástico e aqui eu fabrico equipamentos como spin coater para filmes com variadas espessuras de polímeros; serras especiais de corte para vidros e metais endurecidos; estufa a vácuo e fornos de média e alta temperatura”, relata o empreendedor, que se reuniu na quinta-feira (9) com professores da UFSCar e equipe da Incubadora. 

Além de fabricar equipamentos sob encomenda, César Polachini, pretende produzir em série para atender uma demanda crescente e tem apoio da consultora da Unesp Geralda Cristina Ramalheiro. Ela colaborou na construção de projeto que busca recursos, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para viabilizar a demanda de estoque da Microtube. 

Entre os clientes da Microtube, César Polachini cita a Unesp, USP, Unicamp, UFSCar, UniFran, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), entre outros. “Nossa meta é aumentar o faturamento, gerar empregos e colaborar com pesquisa das empresas e universidades”, projeta o empreendedor que tem a mulher e sócia, Rosemeire Corrêa Polachini, como administradora da empresa.

 

Fomento 

O professor Luís Barea, que leciona Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São Carlos, acompanha as empresas incubadas em Araraquara e ressalta o interesse da universidade nos fornos e no spincoater, ambos da Microtube. “São ferramentas especiais para a pesquisa acadêmica e fabricação do chip fotônico, que revolucionará a transmissão de dados”, projeta Barea. 

“A parceria entre as empresas privadas e as universidades é o caminho para o fomento da pesquisa tecnológica”, afirma o professor Gustavo Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica, da UFSCar e que também atua na Incubadora. 

Segundo o coordenador de Tecnologia e Indústria, Heber Pereira, “a parceria entre a Incubadora e as universidades vem ao encontro dos objetivos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico no fomento ao empreendedorismo, inovação e avanço tecnológico”.

 

Por dentro da Incubadora 

O programa Incubadora de Empresas de Araraquara é um projeto de Políticas Públicas desenvolvido pelo Município de Araraquara na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, VIII Distrito Industrial, tendo como gestor a Prefeitura em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara).

Oferece ao incubados além de infraestrutura física, o acesso a consultorias e treinamentos em gestão, expertises técnicas bem definidas e aspectos mercadológicos para micro e pequenos empresários. 

Mais informações no site www.incubadora-araraquara.com.br e pelo telefone (16) 3333-4989.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados