ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Segunda-Feira, 29 de Maio de 2017

12/02/2014 | 03:07:19

Escolas públicas da cidade recebem DVD com história de Araraquara

Evento será sexta (14), no Sesc, e conta com exibição do documentário

Escolas públicas da cidade recebem DVD com história de Araraquara

ARARAQUARA Memórias de uma Cidade

Foto: Kris Tavares

Os estudantes da rede municipal de Araraquara passam a contar com mais uma ferramenta de ensino para a compreensão da história da cidade e região: na próxima sexta-feira (14), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação e com o apoio do SESC-Araraquara, realiza o lançamento do DVD “Araraquara – Memórias de uma Cidade”. O evento será realizado no Teatro do SESC, às15h30 horas e contará com a participação do diretor do filme, Renato Barbieri, que realiza bate-papo com os participantes após a exibição do filme.

O evento é destinado aos professores de História da rede municipal de ensino, com a participação de professores da rede estadual e de escolas particulares de Araraquara. O cineasta Renato Barbieri irá realizar a doação de cem DVD’s para as escolas e bibliotecas públicas da cidade.

A idéia é apresentar a História de Araraquara por meio do documentário - um filme de longa metragem com 74 minutos de duração que tem como eixos temáticos o processo de formação do município e de sua identidade cultural.

De acordo com o diretor, desde o início do projeto, foi pensado que o filme deveria ser também uma ferramenta pedagógica. “Por isso fizemos o DVD muito caprichado, com opção no menu para inglês, espanhol e português para deficientes auditivo. É muito importante que os estudantes de Araraquara e região conheçam a nossa história. A gente só ama o que a gente conhece”. Renato conta que os DVDs estão sendo doados pelo projeto para todas as escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de Araraquara.

O prefeito Marcelo Barbieri também ressalta a importância do filme para os alunos da rede municipal de ensino. Será uma forma interessante dos nossos estudantes conhecerem a história de nossa cidade, destaca o prefeito.

Para a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, “além de ter sido muito bem produzido, o filme narra a historia de Araraquara de uma maneira que envolve o telespectador. Por isso, este material que será entregue às escolas será uma ferramenta pedagógica de grande importância para os professores neste processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes da nossa rede de ensino”.

O longa utiliza o recurso ficcional, com elenco local, para narrar a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local. Sobre o lançamento do filme em novembro do ano passado, Renato lembra que “foi para mim como um bálsamo, pela generosa e entusiasmada acolhida que os araraquarenses deram ao filme. Por isso valeu o esforço de toda a equipe, elenco, apoiadores e patrocinadores”. O filme foi cartaz, em dezembro, no Cine Lupo e Cine Jaraguá.

Segundo o professor de História, Francisco Paiva, despertar nos alunos desta nova geração a paixão pela história local é desafiador.

“Quando dispomos de uma longa metragem com 74 minutos, fruto de uma pesquisa que envolveu pensadores reconhecidos, com imagens e fotos marcantes, temos sem dúvida, uma importante ferramenta para trabalhar no imaginário do aluno araraquarense, que, além de estudar a história global, contemporânea, poderá desenvolver suas habilidades de resgatar sua construção de identidade local”, afirmou.

Com um casting de aproximadamente 40 profissionais, entre protagonistas, coadjuvantes e figurantes, o filme recria e narra a participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e de como ocorreu a chacina dos Brito, que marcou profundamente o imaginário local. A equipe técnica de “Araraquara...” contou com a participação de Carlos Zalasik, diretor de fotografia de referência internacional. Um dos destaques de sua carreira é o filme “Dois Coelhos”, de Afonso Poyart.

Vale destacar que na noite do dia 14, Renato Barbieri irá realizar o lançamento do DVD na Livraria Nobel em noite de autógrafos, às 19h30. A livraria – localiza à Av. Bento de Abreu, nº 1023 – será o ponto oficial de venda do DVD que tem o valor de R$ 29,90.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados