ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 18 de Junho de 2019

04/06/2019 | 00:05:31

Exposições do Território da Arte chegam à última semana de programação

Exposições do Território da Arte chegam à última semana de programação

A programação das exposições do 16º Território da Arte de Araraquara se encerra no final desta semana, no sábado, 08 de junho e, até lá, é possível conferir gratuitamente diversas exposições de artes visuais contemporâneas. A programação segue até domingo, com outras atividades.

As exposições, em sua maioria, encontram-se na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, mas também há mostras na Biblioteca Municipal Mario de Andrade e no Museu Histórico Voluntários da Pátria. As exposições na Casa da Cultura receberam o nome de “Exposições em Diálogo: Tradicionalidades e Contemporaneidades”. Lá, logo na entrada, no piso inferior, estão duas exposições individuais com obras de Christophe Spoto e Evandro Nicolau, respectivamente, curador responsável e curador convidado da primeira edição do Território.

Já a Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues apresenta as obras do homenageado Sidney Rodrigues, no salão superior da Casa da Cultura. Todo material é oriundo do arquivo do município. Ainda, no andar superior da Casa da Cultura está a exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso, selecionado na categoria “Território Experimentações” com suas gravuras inspiradas em instrumentos musicais.

Já a exposição “Cidadão Cotidiano”, com a arte e a história de Luís Henrique Sniffo, segue até o dia 23 de junho, com desenhos de retratos de personagens criados por Sniffo, além de contar com textos e relatos do cotidiano dos personagens desenhados. Também, o Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari (MIS), exibe “Anamnese”, de Jonathan Augusto – artista selecionados na categoria “Território Experimentações” com seu vídeo de animação que apresenta obras do pintor surrealista René Magritte.

A exposição “Algumas faces de Otavalo”, do antropólogo Fábio Martins – artista selecionado na categoria “Território Panoramas” – está disponível no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, com as fotografias que retratam os Otavalos, povo ameríndio que habita a cordilheira dos Andes no Equador. Por fim, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, acontece a “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci. Os artistas apresentam produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade/paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos.

 

Projeto Performanciã – Vale destacar que até a próxima sexta-feira, vem sendo realizada a Oficina Camadas, do Projeto Performanciã, com o artista carioca Marcelo Asth – atividade destinada ao público da terceira idade. A oficina reúne lambe-lambe, estêncil e adesivo, mais performance, tudo ligado à figura e assuntos dos idosos, sendo sempre realizadas com o intuito de conectar pessoas com mais de 60 anos. Entre os objetivos estão: apresentar a linguagem da performance e criar um espaço de reflexão e debate sobre assuntos ligados à maturidade, ao envelhecimento e à arte contemporânea.

Como resultado desses processos, serão realizadas ações e intervenções coletivas, compartilhadas com o público geral. Os interessados podem participar: as oficinas seguem até essa sexta-feira, das 15h30 às 17h30, na Casa da Cultura e Teatro Wallace Leal – é só chegar!

No sábado, 08 de junho, os participantes da oficina irão apresentar o resultado final do trabalho efetuado na semana, das 9 às 11h, nos muros da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa com a intervenção urbana “Vem colar lambes! ”. Toda a programação é gratuita.

 

Mais atividades – Nesta última semana do Território ainda serão realizadas: a “Oficina Conexões contemporâneas, métodos e processos de criação nas Artes Visuais”, com Lucimar Bello (quinta, dia 06, das 17 às 21h, na Casa da Cultura) e o “Seminário Conexões Possíveis: arte, educação e contemporaneidade” (sexta, dia 07, das 9h30 às 17h30, no auditório da Biblioteca Municipal). Por fim, no domingo, dia 09, o encerramento do Território acontece no Espaço Cultural Plant Art, das 15 às 21h, com o “Empório do Território”, espaço de arte e varejo, que contará com apresentação musical de Márcio Rocha e convidados.

 

SERVIÇO:

16º Território da Arte de Araraquara – última semana das exposições

 

  •          Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, até 08/06:

(Rua São Bento, 909 – Centro)

- Exposição Coletiva Tradicionalidades e Contemporaneidades, de Christophe Spoto e Evandro Nicolau

- Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues

- Exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso

 

  •          Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, até 22/06:

(Rua São Bento, 909 – Centro)

- Exposição “Cidadão Cotidiano - a arte a estória”, de Luís Henrique Sniffo

- Exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto  (MIS/Casa da Cultura)

 

  •          Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, até 08/06:

(Praça Pedro de Toledo – Centro)

- Exposição “Algumas faces de Otavalo”, de Fábio Martins

 

  •          Biblioteca Municipal Mário de Andrade, até 08/06:

(Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

- Exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci 

 

Programação gratuita

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados