ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Domingo, 19 de Maio de 2019

16/05/2019 | 00:11:45

Exposições do Território da Arte realiza um passeio pelas artes visuais contemporâneas

Exposições do Território da Arte realiza um passeio pelas artes visuais contemporâneas

Foto: Paulo Mantoanelli

A programação do 16º Território da Arte de Araraquara apresenta diversas exposições na cidade, propondo um passeio pelas artes visuais contemporâneas. Todas exposições são gratuitas e têm término no dia 08 de junho.

As exposições, em sua maioria, encontram-se na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (são três lançadas, e outras duas que terão início no MIS - Museu da Imagem e Som), mas também há mostras na Biblioteca Municipal Mario de Andrade e no Museu Histórico Voluntários da Pátria.

De acordo com a curadora do evento, Livia Martucci, as exposições na Casa da Cultura receberam o nome de “Exposições em Diálogo: Tradicionalidades e Contemporaneidades”. Lá, logo na entrada, no piso inferior, estão duas exposições individuais com obras de Christophe Spoto e Evandro Nicolau, respectivamente, curador responsável e curador convidado da primeira edição do Território.

Já a Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues apresenta as obras do homenageado Sidney Rodrigues, no salão superior da Casa da Cultura. Todo material é oriundo do arquivo do município: Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, Arquivo Público Histórico Professor Rodolfo Telarolli, Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari (MIS) e Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

Ainda, no andar superior da Casa da Cultura está a exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso, selecionado na categoria “Território Experimentações” com suas gravuras inspiradas em instrumentos musicais.

Já a exposição “Cidadão Cotidiano”, com a arte e a história de Luís Henrique Sniffo, terá início na próxima quinta-feira, dia 23. “Cidadão Cotidiano” apresenta desenhos de retratos de personagens criados por Sniffo, além de contar com textos e relatos do cotidiano dos personagens desenhados. A exposição poderá ser conferida no Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari, assim como a exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto – artista selecionados na categoria “Território Experimentações” com seu vídeo de animação que apresenta obras do pintor surrealista René Magritte.

Ainda, a exposição “Algumas faces de Otavalo”, do antropólogo Fábio Martins – artista selecionado na categoria “Território Panoramas” – está disponível no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, com as fotografias que retratam os Otavalos, povo ameríndio que habita a cordilheira dos Andes no Equador.

Por fim, neste sábado, dia 18, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, tem início a exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci. Os artistas apresentam produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade/paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos.

Livia lembra que há um Programa Educativo, com visitas guiadas por todas as exposições, para os interessados. “O agendamento deve ser realizado pelo email: territórioararaquara@gmail.com. É possível fazer a visita cedo, à tarde e também à noite. Basta nos contatar por email”.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

16º Território da Arte de Araraquara

 

  •          Exposições em cartaz (até 08/06):

- Exposições de Christophe Spoto e Evandro Nicolau

- Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues

- Exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

- Exposição “Algumas faces de Otavalo”, de Fábio Martins

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/n° - Centro)

 

  •          Exposições a serem lançadas:

- De 18/05 a 08/06: Exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

 

- De 23/05 a 08/06: Exposição “Cidadão Cotidiano - a arte a estória de Luís Henrique Sniffo” e exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto (Território da Arte de Araraquara)

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari /Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

Programação gratuita

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados