ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

26/09/2013 | 17:41:34

Gota de Leite realiza Teste do Coraçãozinho

Exame é feito para identificar possíveis problemas cardíacos em crianças

Gota de Leite realiza Teste do Coraçãozinho

Teste do Coraçãozinho mede oxigenação do sangue no pé do bebê

Foto: Sergio Pierri

A Maternidade Gota de Leite, unidade pública e referência para toda a região de Araraquara, realiza o teste do coraçãozinho nas crianças que nascem no hospital. O exame começou a ser feito no início de 2013, e até o momento foram realizados 1.242 testes.
Segundo o superintendente da Maternidade, Dr. Carlos Fernando Camargo, a realização do exame não é obrigatória pelo Ministério da Saúde, porém, mais uma vez, a Gota de Leite inova em suas atitudes e implanta o teste gratuitamente. Na Maternidade também são realizados os exames do pezinho, orelhinha e olhinho.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a Gota de Leite demonstra seu compromisso em oferecer serviços de qualidade à população. “A Gota eleva o nível do atendimento ao oferecer um exame de extrema importância, que ajudará no diagnóstico precoce, permitindo que a criança receba o tratamento adequado o quanto antes”, afirmou o prefeito.
A implantação do teste do coraçãozinho no hospital público faz parte do plano de governo do prefeito Marcelo Barbieri, que pode ser concretizado este ano.
“Este exame que pode salvar vidas, por isso é muito importante que ele seja realizado numa Maternidade que é referência regional. Estamos felizes pela iniciativa”, finalizou a coordenadora voluntária da Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações – Núcleo Araraquara, Taísa Ferreira Lima.


Teste


O teste do coraçãozinho, ou cardiopatia congênita, é simples, indolor e não invasivo e serve para monitorar o nível de oxigênio no sangue dos bebês. Quando o oxigênio fica abaixo de 95% pode indicar alguma anormalidade no coração, a chamada cardiopatia congênita.
A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. Segundo a Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações, uma em cada 100 crianças nasce com problemas no coração.
O médico pediatra e coordenador do berçário da Gota de Leite, Dr. Sílvio Benedito Estorniolo, comentou a importância da realização do exame. “Este é um exame de triagem, rápido e não invasivo. Quando o resultado não é o esperado encaminhamos a criança para exames mais complexos”, falou o médico.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados