ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

12/02/2014 | 03:01:28

Marcelo sanciona novo Plano Diretor de Araraquara

Em solenidade na Biblioteca Mário de Andrade, prefeito ressalta importância do documento para o desenvolvimento do município

Marcelo sanciona novo Plano Diretor de Araraquara

Prefeito Marcelo Barbieri sanciona lei do Plano Diretor

Foto: Tetê Viviani

Na tarde dessa terça-feira (11), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o prefeito Marcelo sancionou a lei do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PD), que irá nortear o crescimento e o desenvolvimento de Araraquara para os próximos dez anos.

Na presença dos vereadores Edna Martins, Aluisio Braz (Boi), Jair Martineli, Elias Chediek, William Affonso, Tenente Santana, Jeferson Yashuda e Adilson Vital, de arquitetos, urbanistas, engenheiros, acadêmicos e secretários municipais, entre outros representantes da comunidade e do governo, Marcelo ressaltou os pontos fundamentais que culminaram no processo de revisão e sansão do PD, após anos de debates, com início em 2010.

Segundo o prefeito, após chegar à Câmara Municipal em abril de 2013, o Plano Diretor passou por mais uma série de audiências públicas, antes de ser aperfeiçoado pelo Legislativo com a colaboração decisiva de instituições, como a Unesp, Uniara e Ministério Público, com a participação do promotor de Meio Ambiente, José Carlos Monteiro.

“Além de não criar restrições para o desenvolvimento de Araraquara, o Plano Diretor preserva a área de recarga do Aquífero Guarani e a reserva legal das áreas rurais, que futuramente possam se transformar em áreas urbanas, e se preocupa com a industrialização da cidade, favorecendo o desenvolvimento de forma a não criar conflitos com o espaço de moradias”, explicou Marcelo.

O prefeito ressaltou o trabalho da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima. “Por ela ter atuado na implantação do PD em 2005, tinha pleno conhecimento do que era preciso avançar, de acordo com o momento atual vivido por Araraquara”, acrescentou.

Mais qualidade

A vereadora Edna Martins também destacou a série de debates dos últimos anos, que envolveu bairros da cidade e as várias audiências públicas na Câmara, que culminaram na revisão do Plano Diretor, inclusive com uma linguagem mais acessível aos cidadãos.

“Houve um profundo trabalho de qualidade com a comunidade e grandes profissionais da área, como o arquiteto Francisco Santoro e o geólogo Júlio Perroni, além da colaboração universitária e de todo o Executivo, que propiciaram a sansão do PD pelo prefeito Marcelo”, afirmou a vereadora.

Segundo o coordenador de Laboratório de Política e Governo da Unesp Araraquara, Miton Lahuerta, todo este debate “oferece uma grande oportunidade para a cidade se conhecer melhor e se preparar melhor para o futuro a partir do Plano Diretor”.

Também a secretária de Desenvolvimento Urbano Alessandra de Lima enfatizou o trabalho dos últimos três anos, que envolveu secretarias municipais, vereadores e diversos outros setores da cidade, antes da sansão do PD. “E a iniciativa e apoio do prefeito Marcelo em todo esse processo foram fundamentais. Araraquara continuará se desenvolvendo com mais qualidade de vida”, disse Alessandra.

Estruturação

O Plano Diretor é a lei que por meio de mapas estratégicos organiza e dá as diretrizes de como a cidade irá se desenvolver e crescer com sustentabilidade.

É também o planejamento do desenvolvimento urbano e ambiental onde são estabelecidas regras para novas construções, empreendimentos e políticas públicas urbanísticas e ambientais, desde que respeitada a vocação de cada região do município.

O projeto foi aprovado por unanimidade em duas sessões extraordinárias na Câmara, em 23 e 28 de janeiro deste ano. 

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados