ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

27/12/2013 | 03:04:57

Médicos contratados pela Prefeitura começam a atuar nas UPAs

Profissionais já foram escalados alternadamente desde o final de semana; rede terá adicional de 18 médicos

Médicos contratados pela Prefeitura começam a atuar nas UPAs

Recém contratado, o médico Orivaldo Maiolli Júnior atende paciente na UPA da Vila

Foto: Tetê Viviani

A Secretaria Municipal de Saúde já conta com um importante reforço para a rede de urgência e emergência de Araraquara. Dos 18 médicos horistas contratados pela Prefeitura, oito já participam das escalas de plantão nas unidades 24 horas desde o final de semana. 

Na próxima semana, os dez médicos restantes devem finalizar o processo de contratação junto à Prefeitura. Esses profissionais serão escalados alternadamente nos plantões de 12 horas para atuar nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Nesta quinta-feira (26), dia em que historicamente o movimento nas unidades é intenso, quatro médicos realizam atendimento na UPA Central e outros dois na UPA da Vila Xavier. Essa é a quantidade estabelecida como ideal pelo Ministério da Saúde.  

A ajudante de produção Viviane de Paula Pacheco da Silva, de 28 anos, passou pela recepção da UPA Central por volta 14h30 dessa quinta-feira (26) e foi prontamente medicada. “Tive uma cólica de rim e em menos de 20 minutos recebi medicação e estou me sentindo melhor. Precisei da UPA em outras ocasiões e fui bem atendida”, afirmou. 

O pedreiro Claudinei do Carmo Lopes Camargo, de 43 anos, e a filha Geovanna, 9, foram atendidos no consultório pelo doutor Raphael Logatti. “Milha filha está com problemas estomacais e foi rapidamente atendida pelo médico”, explicou o pedreiro que também elogiou o atendimento dos funcionários da UPA.

 

Contratação 

O prefeito Marcelo Barbieri lembrou os esforços realizados para contratar médicos. “A falta de médicos não é um problema presente em muitas cidades do Brasil. Realizamos diversos concursos e processos seletivos ao longo do ano. A todo momento buscamos uma solução e agora contamos com esse adicional de profissionais para atuar nas unidades da rede de urgência e emergência, o que trará mais tranquilidade para a população neste final de ano”, destacou o prefeito. 

Marcelo também destacou os investimentos feitos na estrutura da rede municipal de saúde durante seu governo, como as construção das duas UPAs, implantação de duas Salas e Estabilização, regionalização do SAMU com novas ambulâncias, entrega de três novas unidades básicas de saúde e construção de outras cinco, além da reforma de diversos postos e ampliação do programa de saúde bucal. 

Para o médico e coordenador da rede de urgência e emergência, César Esteves, os novos profissionais terão papel importante para amenizar a carência de médicos na cidade. “Eles nos ajudaram durante o feriado de Natal e nos ajudarão ainda mais, já que estão prestando um importante serviço para a população”, afirmou. 

Período de Festas 

De acordo com César Esteves, durante o feriado de Natal a quantidade de médicos nas UPAs também respeitou a quantidade preconizada pelo Governo Federal. Para o feriado de Ano Novo a escala já foi feita e a quantidade também será a ideal.

 

“Não registramos nenhum incidente grave durante a semana do Natal e a nossa expectativa é que a situação seja a mesma durante a virada do ano”, lembrou Esteves.  

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados