ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 18 de Junho de 2019

30/05/2019 | 00:54:00

Músico de Recife-PE se apresenta no Sesc Araraquara

Músico de Recife-PE se apresenta no Sesc Araraquara

O nome artístico “Caiçara”, termo usado para denominar moradores de região de praia, vêm de uma infância no litoral de Pernambuco e constrói seu conceito e suas composições na sua vivência cultural de toda uma vida, “música pernambucana”.

Em seu terceiro EP da trilogia “Efeito in Casa” faz reverência em seu título, reportando ao conceito do Rock Rural (movimento musical no Brasil da década de 70 que destaca a cultura popular, do campo, misturando violas e guitarras) presente na sua identidade musical, seja nas suas letras ou nos ritmos regionais de rápida menção.

A liberdade criativa que se busca num home estúdio foi a base experimentalista nesta trilogia. Em São Paulo desde 2016, longe de casa em contato com a metrópole, cada vez mais à tona suas tradições, não como folclore, mas como lugar comum num saudosismo e afirmação identitária.

A primeira faixa do GROOVE RURAL “Lenda” traz uma atmosfera de psicodelia com efeitos sonoros e personagens regionais, alusão a famosa história do boi voador da ponte Maurício de Nassau na cidade do Recife/PE. “Entediado na Dr. Arnaldo” faz a transição do segundo lançamento Folguedo Urbano, destacando São Paulo num xote arretado pra dançar agarradinho. Na terceira faixa do disco muitas violas entoam um canto de missão cumprida “Fiz a minha parte ” diz a letra de “Paciência” que anuncia novos tempos, com otimismo e arte. Seca, caatinga, reza, chuva, liberdade e renovação em “Verdejou”, fechando o CD.

Gravado em casa e no estúdio Medusa/SP, produção musical de Janja Gomes, violas e guitarras Feiticeiro Julião, Percussão Abhul Jr, bateria Filipe Gomes, contrabaixo Gabriel Catanzaro, teclados Sá Reston e produção executiva de Taciana Enes, Groove Rural lançado virtualmente em 31 de janeiro de 2019.


HISTÓRICO CAIÇARA

O músico Caiçara é um exemplo de resistência no cenário independente da música Pernambucana, seu trabalho artístico começou a ser reconhecido na efervescência do movimento Mangue Beat nos anos 90, de onde carrega um pouco de sua experiência e trajetória de quase de 20 anos de estrada.

Teve participação ativa através das bandas: Os Caiçaras entre 1995 e 2001, fez shows nos grandes festivais do estado como Abril Pro Rock, Soul do Mangue, PENOROCK, dentre outros e entre 2005 a 2012 participou da banda Comunidade Azougue lançando o CD "Coisas Que Não se Fabricam Mais" onde levou sua turnê para várias capitais do Brasil: Recife-PE, João Pessoa -PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Belo Horizonte-MG, VitótiaES ,São Paulo-SP além das cidade de: Juazeiro-CE, Souza-PB, Baurú-SP, Santos-SP, São Jose dos Campos-SP, S.J Rio Preto-SP, Campinas-SP, Sorocaba-SP, Ribeirão Preto-SP e São Carlos-SP.

EFEITO IN CASA é o seu primeiro trabalho solo e como o próprio nome sugere, um show que tem com foco principal uma assinatura sonora própria. O show reúne composições inéditas, criadas pelo artista em sua casa, um trabalho que passeia pelo universo africano, referências urbanas e ritmos genuinamente pernambucanos. O projeto trata-se
de uma trilogia com três títulos e lançamentos diferentes.

O primeiro batizado de “AFRIKA” como o próprio nome destaca, com grande influência da música africana tão peculiar em Pernambuco através do uso percussivo foi lançado em julho de 2015.

Folguedo Urbano o segundo disco, lançado em 2017, mostra sua assinatura cultural nesta “liga” musical entre o urbano e suas raízes pernambucanas.


www.caicaraefeitoincasa.com

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados