ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

17/07/2017 | 19:59:07

Prefeito Edinho recebe deputado federal e mostra área dos trilhos e Tutoia

Capitão Augusto (PR-SP) colaborou na articulação da liberação de R$ 120 milhões do Governo Federal para Araraquara

Prefeito Edinho recebe deputado federal e mostra área dos trilhos e Tutoia

Foto: Tetê Viviani

O deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) esteve em Araraquara nesta segunda-feira (17) e foi recebido pelo prefeito Edinho, pelos vereadores Cabo Magal Verri (PMDB) e Tenente Santana (PMDB) e pelo comandante do 13º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Adalberto José Ferreira. 

Capitão Augusto colaborou na articulação para a liberação de R$ 120 milhões do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para a construção da oficina de manutenção e do posto de abastecimento das composições férreas na Estação de Tutoia, o que irá permitir a retirada dos trilhos da região central. 

Edinho levou o deputado federal para conhecer o atual posto de abastecimento das locomotivas (ao lado da Avenida Maria Antonia de Oliveira, a Via Expressa), a oficina (em um dos antigos pavilhões da Facira) e a Estação de Tutoia, onde será construída a nova estrutura. 

“Esses recursos que serão liberados pelo Governo Federal são muito importantes. Quero agradecer novamente o apoio do vereador Cabo Magal Verri, do deputado Capitão Augusto, do tenente-coronel Adalberto e do ministro Maurício Quintella Lessa. É uma grande vitória e um grande presente para Araraquara em seus 200 anos”, afirma Edinho.

O prefeito destacou que a retirada dos trilhos fará com que Araraquara se unifique, já que a separação entre a região da Vila Xavier e o restante da cidade não irá mais existir. No antigo local dos trilhos, de cerca de 1 milhão de metros quadrados, existe a possibilidade de implantação de um parque linear e um grande centro administrativo municipal. 

“Para aquela área, nós temos um projeto de reurbanização, unificando a cidade de Araraquara e construindo as obras de infraestrutura necessárias para que a gente evite o alagamento da Via Expressa, que se tornou uma constante devido ao aumento da impermeabilização, principalmente na Vila Xavier. Será possível fazer um lago de contenção ornamental, que vai embelezar aquela região e conter as águas das chuvas”, explica Edinho. 

O deputado Capitão Augusto confessou que se surpreendeu com o tamanho do projeto. “É muito maior e mais importante do que eu imaginava”, disse. “Não tinha noção de que era tão importante para Araraquara. Eu me coloco à disposição para o que precisar e já pedi para que agilizem os recursos”, disse. 

Segundo Capitão Augusto, o ministro Maurício Quintella Lessa (Transportes, Portos e Aviação Civil) informou que 31 municípios eram prioritários para receber recursos da pasta, mas apenas cinco iriam ser contemplados. O deputado intermediou o contato com o comandante do 13º BPM/I, o vereador Magal Verri e o prefeito Edinho. 

“São seis meses de mandato e já estamos conseguindo benefícios para a cidade. É um presente para Araraquara nos 200 anos. Quero agradecer ao deputado e ao prefeito Edinho. A cidade ganha muito”, afirma o vereador Magal. 

Antes de conhecer a área dos trilhos e o local das obras em Tutoia, Capitão Augusto ainda conversou com policiais militares na sede do 13º BPM/I. O deputado federal relatou sua experiência em Brasília e a possibilidade de novos projetos na área da segurança pública.

 

A obra 

A estimativa é de que os trabalhos comecem em até 180 dias. Atualmente, parte das composições deixou de trafegar pelos antigos trilhos e já percorre o novo contorno ferroviário, por fora da área urbana (passando por Tutoia e por trás do Parque Pinheirinho e da Cooperativa Acácia, por exemplo). 

Porém, parte dos trens ainda cruza o Centro, devido à necessidade de manutenção e de abastecimento. Com as obras liberadas pelo Governo Federal, 100% dos trens irão utilizar o novo contorno ferroviário.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados