ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017

10/04/2013 | 02:28:24

Prefeitos em busca de soluções e alternativas sustentáveis

II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável debaterá os desafios dos novos governantes locais

Prefeitos de todo o país estarão em Brasília, entre 23 e 25 de abril, para o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais. Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Governo Federal e do Sebrae Nacional, consultoria da Ernst & Young Terco e colaboração do Instituto Pólis, o evento deve reunir cerca de três mil participantes. Todos mobilizados para debater soluções e alternativas sustentáveis que tornem as cidades mais acolhedoras, seguras e estruturadas para a população. 
A discussão é especialmente relevante para 73% dos prefeitos que tomaram posse no início deste ano. Eles exercem primeiro mandato e encaram a desafiante missão de cumprir as promessas de campanha em meio a obrigações legais e aos clamores dos cidadãos que exigem serviços essenciais de qualidade. “Esses novos governantes estão enfrentando diversos desafios com muita determinação e vontade”, destaca o presidente da FNP e ex-prefeito de Vitória, João Coser. “Neste sentido, a proposta do II EMDS é promover a discussão dos desafios das cidades na construção de soluções sustentáveis e debater os problemas comuns às administrações municipais”, acrescenta.
O presidente salienta ainda que o prefeito acumula muitas responsabilidades e obrigações, mas os recursos para atender todas as demandas são insuficientes. “A atuação conjunta dos governantes municipais e a troca de experiências vão fortalecer as gestões locais”, disse. 
Eleições – O II EMDS incluirá a 63ª Reunião Geral da FNP, na qual será eleita a nova diretoria da entidade. A eleição ocorrerá na noite de 24 de abril. Na manhã do dia seguinte, 25 de abril, haverá a cerimônia de posse. 
Inovação – Várias soluções e bem-sucedidas experiências administrativas serão expostas no II EMDS, e de diferentes maneiras. Na Arena de Diálogos, palestrantes e plateia debaterão assuntos como mobilidade urbana. Os participantes ficarão em volta dos expositores. O curioso dessa modalidade de apresentação é que no palco haverá um assento disponível para os participantes da plateia que fizerem perguntas e intervenções.
Cada um dos debatedores terá, em média, 15 minutos para sua exposição. Em seguida, começa o debate. Os integrantes da plateia que estiverem habilitados a fazer perguntas se inscrevem e, na hora de perguntar, devem ocupar a cadeira vazia. No encerramento da sua intervenção, o participante desocupa o assento para o próximo.
Entre os confirmados a participar da Arena de Diálogos, estão o empresário e presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, Jorge Gerdau. Ele debaterá sobre “Os desafios da gestão municipal e as obrigações legais dos prefeitos”.
O II EMDS também vai oferecer aos participantes os fóruns TED-alike, modalidade de palestra criada nos EUA em que o expositor vende suas ideias ao longo de 15 a 18 minutos. Sobre um palco pouco iluminado e utilizando recursos audiovisuais, o palestrante dá seu recado. Não há perguntas ou intervenções.
Está prevista a realização de duas palestras do TED-alike em 24 abril. Entre 9h e 12h30, haverá “Desafios da sustentabilidade urbana e metropolitana: mobilidade e resíduos sólidos”. E, das 14h30 às 18h, “Os pequenos e grandes negócios como aliados do desenvolvimento local”. 
Rede de contatos – Nos intervalos das principais atividades, os participantes terão disponível o espaço chamado Ponto de Encontro. O local receberá pequenos grupos que debaterão assuntos previamente agendados em um quadro. Nele, o participante anota o horário, o número da mesa e o assunto sobre o qual pretende conversar. Quem se interessar, registra seu nome abaixo e, assim, os grupos vão se formando. A proposta do Ponto de Encontro é ampliar a rede de contatos de prefeitos, gestores, fornecedores e parceiros.
Ao mesmo tempo em que prefeitos assistem a palestras do TED-alike ou participam das Arenas de Diálogo, integrantes das prefeituras, como secretários e assessores, estarão nas Salas Temáticas, espaços permanentes de debates sobre temas específicos. As salas terão programações ao longo de dois dias, alternando palestras de especialistas e apresentação de experiências bem-sucedidas. 
Casos de sucesso – Os participantes do II EMDS também terão disponível a Praça de Boas Práticas – espaço onde entidades certificadoras destacarão iniciativas bem-sucedidas na administração pública municipal. Entre elas, está a Eletrobras, com o Prêmio Procel - Cidade Eficiente em Energia Elétrica. Ele reconhece os municípios que desenvolverem as práticas mais eficientes no uso da energia nas categorias Educação, Gestão Energética Municipal, Iluminação Pública, Prédios Públicos Municipais e Saneamento.
Outras informações sobre o II EMDS, como a programação, os temas que estarão em debate e esclarecimentos sobre as inscrições, estão disponíveis no site http://www.emds.fnp.org.br/.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados