ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 12 de Dezembro de 2017

16/05/2013 | 02:06:02

Professora da Educação Municipal conhece sistema educacional na Alemanha

Segundo a docente, programa semelhante ao modelo de Educação Integral adotado pela Prefeitura de Araraquara, é sucesso no País

Professora da Educação Municipal conhece sistema educacional na Alemanha

A professora-coordenadora Carolina Alves de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Integral do Jardim Dom Pedro II, esteve em Leipzig (Alemanha) para visitar a escola modelo “Schule am Auwald”, que recebe, em tempo integral, cerca de 200 alunos com idades entre seis e onze anos. 
De acordo com a docente, além do período e faixa etária dos estudantes, a escola possui também grade curricular, equipamentos tecnológicos e configurações gerais muito semelhantes ao modelo adotado pelo prefeito Marcelo Barbieri em Araraquara.  
“O programa que integra o ensino fundamental às oficinas variadas de esportes, danças e atividades complementares lembra muito o modelo pedagógico das unidades municipais. Além disso, a escola possui lousa digital e também a preocupação em elaborar projetos conjuntos, processo muito parecido ao que executamos na EMEF”, compara.
A aceitação, segundo Carolina, é muito boa, “a comunidade está satisfeita e as crianças apresentam rendimento sempre acima da média”. Porém existem diferenças na administração da escola e no atendimento aos pais. 
“As famílias alemãs têm que pagar a alimentação das crianças e, além disso, contribuir com uma pequena taxa mensal, que varia de acordo com a renda. Aqui em Araraquara a Prefeitura consegue absorver os custos e oferecer à população o atendimento integral gratuitamente”, afirma a educadora. 
“Estamos no caminho certo e também oferecemos educação de qualidade. A Schule am Auwald é uma escola tradicional, que já completou 100 anos de existência, e seus alunos são a prova viva do sucesso da escola integral”, conclui Carolina. 
Para o secretário municipal da Educação, Nino Mengatti, a prática de atuação na escola integral complementa a teoria. 
“A continuidade dos estudos, aliada a prática de atuação nas escolas, garante ao profissional um aprimoramento contínuo e aos nossos alunos um ensino cada vez melhor. A Prefeitura tem muito orgulho do corpo docente da rede municipal, que soma hoje mais de 1.200 professores, grande parte deles com pós-graduação”, afirma o secretário. 
A professora do Município é formada em Letras pela UNESP de Araraquara, com habilitação em Português e Alemão, e como a maioria dos professores da rede também continuou seus estudos e se especializou. Na Alemanha, Carolina participou do curso trilateral de formação de professores intitulado “Alemão para uma escola em transformação: Brasil global”. 

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados