ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sábado, 25 de Novembro de 2017

04/01/2014 | 15:24:06

Qual é a expectativa da TV brasileira em 2014?

Fonte: http://fabiotv.zip.net/ | Autor: Fabio Maksymczuk

Chegou o tão aguardado ano. 2014 é Copa do Mundo no Brasil. Eleições. E muito mais. Período fértil para a cobertura jornalística que tomará conta da programação da TV brasileira. Já nesse início de ano, os programas esportivos vivem o clima do Mundial de Futebol. Análises sobre os grupos. Confrontos a partir das oitavas de final.  Já é um “esquenta” do que virá pela frente. 

Na passagem de 2012 para 2013, enfatizei que a missão da TV Globo era reconquistar os telespectadores. E permanece o mesmo objetivo em 2014. Tarefa árdua. A migração do público para a internet continua cada vez mais forte. E isso deverá se fortalecer com o início do horário eleitoral gratuito. “Além do Horizonte” derrubou a faixa das 19 horas. “Geração Brasil” terá a meta de realocar a emissora na casa dos 25 pontos (pelo menos) no IBOPE. Nem falo mais de 30 pontos. A faixa das 18 horas também caiu com “Joia Rara”. Apesar de ser uma boa novela, o clima de época afugenta os telespectadores. A emissora platinada deveria analisar melhor a resposta do público. “Novela jovem” na faixa das 19 horas não deu certo. Drama de época, às 18 horas, também não agrada. Por isso mesmo, “Meu Pedacinho de Chão” deverá elevar a audiência. 

O grande desafio do SBT para 2014 é diminuir a quantidade de novelas mexicanas na grade de programação. Cinco novelas da Televisa é demais. Nem nos “áureos tempos” isso acontecia. Não vou mais falar das re-reprises. Pelos índices auferidos pelo IBOPE, o telespectador sinaliza que gosta de acompanhar diversas exibições. “Café com Aroma de Mulher” é mais um indício do fenômeno. Gaivota que voa longe, voa tão alto....Além disso, saberemos se Gugu Liberato, de fato, voltará a sua casa. O apresentador é o legítimo sucessor de Silvio Santos.  

Já a Rede Record terá que alavancar o produto telenovela com “Vitória”, de Cristianne Fridman, responsável pela última grande produção do canal, “Vidas em Jogo”. Ainda defendo que os folhetins do canal da Barra Funda deveriam ser exibidas na faixa das 19/20 horas. 

Parece que a RedeTV! acertou o “caixa” em 2013. Porém, isso trouxe um efeito letal para a maior concorrência da emissora no mercado. O excesso de horários alugados para Igrejas não contribui para o efeito cascata na programação. O canal exibirá um novo reality show em 2014. Veremos o que acontece.

Se a RedeTV! conseguiu amenizar os problemas financeiros, o mesmo parece que não ocorre na Band. Salários reduzidos. Demandada de estrelas da casa para as concorrentes. Começou mal o ano para a família Saad. Porém, o canal sempre se sobressai nas coberturas política e esportiva. E isso será fundamental em 2014. 

A TV Gazeta deverá trilhar o caminho apresentado em 2013. O mesmo acontece com a TV Cultura. Canais que trabalham com o conteúdo, cada um ao seu modo. 

E qual é a minha missão? Bato na mesma tecla do ano passado: avançar na integração do blog com as demais redes sociais (twitter e facebook)

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados