ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 18 de Junho de 2019

22/05/2019 | 23:45:41

Visita guiada nesta quinta é pelo museu da Rua 5

Material arqueológico do MAPA é resultado de pesquisas de campo que envolve a região de Araraquara em específico, bem como todo o Estado de São Paulo

Visita guiada nesta quinta é pelo museu da Rua 5

Foto: Paulo Mantoanelli

A Semana dos Museus e de Patrimônio de Araraquara realiza a penúltima atividade da programação das visitas guiadas nesta quinta-feira, 23 de maio, com “Hoje é dia de... MAPA”. O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara recebe os visitantes a partir das 14 horas.

O museu - criado em 2008 a partir do esforço conjunto entre um grupo de pesquisadores, o governo municipal e a parceria com a Fundação Araporã - abriga duas ciências: a Arqueologia e a Paleontologia, cada uma com seu objeto de estudo específico. Painéis, cenários e objetos explicam essas ciências e como elas estão inseridas no contexto de Araraquara e região.

A Paleontologia é a ciência que estuda os vestígios dos seres vivos no nosso planeta, sejam eles vegetais, animais, fungos e bactérias. Neste museu, a Paleontologia se dedica ao estudo dos icnofósseis, ou seja, os rastros ou pegadas de animais pré-históricos - sejam eles dinossauros, mamíferos primitivos e invertebrados, que estão nas lajes de arenito formadas há milhões de anos.

Já a Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, ou seja, tudo aquilo que o homem produziu ao longo de sua existência: artefatos, adornos, arte, habitações – entre outros. No MAPA os objetos que compõem o acervo são formados por artefatos líticos (feitos com pedra), como: lâminas de machados, pontas de flechas, furadores, raspadores, mãos de pilão, algum tipo de adorno como o tembetá (adorno labial) e outros. Os artefatos cerâmicos (feitos com barro ou argila) são: potes, vasilhames de vários tamanhos e formatos com diferentes finalidades. 

Todo o material arqueológico é resultado de pesquisas de campo que envolve a região de Araraquara em específico, bem como todo o Estado de São Paulo e, até o momento, há uma estimativa de atividade humana em torno de 11 mil anos. 

A última visita do “Hoje é dia de...” será na sexta-feira, 24 de maio, data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico e, por isso, a visita guiada estará no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.

Para as visitas guiadas, não é necessário realizar inscrição previamente, basta chegar e participar. Toda a programação é gratuita. Vale lembrar que o MAPA funciona de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17h; e aos sábados, das 9h30 às 11h45. O agendamento de grupos e escolas é pelo fone 3332-4933. O museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina da Avenida Portugal, no Centro de Araraquara.


SERVIÇO

Semana dos Museus e de Patrimônio de Araraquara apresenta:

• 23/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia (visita guiada) - Local: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro

• 24/05: Dia de Aniversário do Museu Histórico (1970)
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Histórico Voluntários da Pátria (visita guiada) - Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro

Programação gratuita

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados