Prefeitura e Uniara firmam convênio para mapear arborização da cidade

Ações de zeladoria também foram anunciadas pelo prefeito Marcelo Barbieri

Fotógrafo: João Carlos
03/02/2016 - 01h18

Cidade

O prefeito Marcelo Barbieri e a representante do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), profª drª Celi Vasques Crepaldi, assinaram, nessa terça-feira (2), um convênio para desenvolvimento do projeto de inventário da arborização da região central da cidade.

Nessa primeira etapa, o convênio prevê o mapeamento da arborização da área central, ação que teve início no fim do século XIX com o intuito de amenizar os efeitos devastadores causados pela epidemia da febre amarela.

O investimento anual de R$ 48 mil é oriundo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A Uniara é uma grande parceira do Município nas áreas de saúde e educação e agora também no Meio Ambiente. Com estudo técnico, o mapeamento de manutenção das árvores será mais eficiente. Agradecemos os professores e alunos da Uniara envolvidos no planejamento e a iniciativa do vereador, presidente da Câmara, Elias Chediek em articular o projeto”, afirmou o prefeito.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek, a parceria entre a Prefeitura e a Uniara para o mapeamento da arborização no Centro vem sendo debatida há algum tempo e agora se torna realidade.

“Efetuamos reuniões na Câmara e na Uniara e agora começamos o trabalho de campo com a colaboração dos universitários. É muito importante termos um banco de dados para sabermos aproximadamente quantas árvores temos no Centro, as espécies que abrange o São José, Carmo até o Santa Angelina e depois estender o estudo para outros bairros”, argumentou o vereador.

Para a professora doutora Celi Vasques Crepaldi, a parceria é um trabalho profícuo para os alunos do curso de Biologia colocarem em prática o aprendizado teórico e colaborarem na recuperação das árvores da cidade.

Na prática, os universitários irão elaborar um diagnóstico, caso a caso, e inseri-lo em banco digital. Com o mapeamento, a Secretaria de Meio Ambiente será mais ágil para identificar as árvores que necessitam ser recuperadas, avaliar as características fitossanitárias e classificar as espécies, relata o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Delle Piagge.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Coca Ferraz, os secretários municipais Aluisio Braz, Boi (Governo, Esporte e Comunicação), José Antônio Delle Piagge (Meio Ambiente), Valter Rozatto (Obras e Serviços Públicos), Arary Ferreira (Educação), Fernando César Câmara (Direitos Humanos), Fernando Guzzi (Agricultura), José Carlos Porsani (Desenvolvimento Social) e os vereadores Jeferson Yashuda, William Affonso, Adilson Vital, Jair Martineli, Roberval Fraiz, Rodrigo Buchechinha, Gérson da farmácia e Edna Martins, além do diretor administrativo do Daae, Paulo Piffer, e funcionários da Prefeitura.

Zeladoria

O prefeito Marcelo também homologou dois contratos para a zeladoria em terrenos públicos, ruas e avenidas de diversos bairros com serviços de capina, roçada, raspagem, corte e poda de árvore por empresa contratada. O investimento nos dois contratos totaliza R$ 2,1 milhões. Além da mão-de-obra, a empresa fornecerá veículos, caminhões, máquinas e engenheiro agrônomo responsável pelo acompanhamento das operações.

“Estamos ampliando as equipes e os serviços para atender a demanda de zeladoria da cidade”, disse o prefeito.