Prefeitura e Uniara celebram convênio na área de saúde

Fotógrafo: Sergio Pierri
05/03/2016 - 03h23

O prefeito Marcelo Barbieri e o reitor Luiz Felipe Cabral Mauro, do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), assinaram convênio nessa sexta-feira (4) de estágio curricular nas áreas de urgência, emergência e pronto atendimento médico. Na prática, os alunos do curso de medicina atuarão na UPA Central. O primeiro termo do convênio, firmado em 2012, contempla o estágio dos alunos na rede municipal de saúde básica.

Durante o ato solene no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito ressaltou a importância da parceria da universidade. “Temos convênio com a Uniara com os alunos dos cursos de medicina e enfermagem atuando junto à rede básica, as clínicas de fisioterapia e fonoaudiologia atendendo a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também os alunos de odontologia realizando diagnósticos na rede pública da saúde bucal de crianças e adolescentes. Portanto, a Uniara é uma grande parceira do Município”, afirmou o prefeito.

Marcelo também mencionou os convênios mantidos com a Uniara na Maternidade Gota de Leite, Santa Casa e NGA-3. “O curso de medicina da Uniara é uma referência em saúde da família e os convênios permitem uma extensão da universidade junto à população”, completou.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Fernando Camargo, a presença dos alunos de medicina amplia a cobertura e os cuidados médicos aos pacientes e valoriza os profissionais que estão de plantão na UPA Central. “O médico formado se recicla ao trabalhar com os jovens estudantes e melhora a confiança da população”, opinou o secretário.

“Manter esta parceria entre e universidade e a Prefeitura é de suma importância” frisou o reitor Luiz Felipe Cabral Mauro, do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), ao citar uma pesquisa de 80% de aprovação dos pacientes quanto ao estágio dos alunos de medicina nos postos de saúde da rede pública.

Prestes há completar um ano à frente do atendimento médico da UPA Central, o diretor geral do Instituto Corpore, André Ulrich, elogiou a iniciativa da Prefeitura e Uniara. “Grande relevância para o atendimento à população e para o aprendizado dos universitários”, enfatizou.

O vereador Jeferson Yashuda destacou os índices positivos de aprovação no atendimento na UPA Central e enalteceu a parceria que trará mais benefícios à população e aos universitários.

Também prestigiaram o evento: o coordenador de Programa do Curso de Medicina da Uniara e diretor do Sesa, Valter Manço Figueiredo; o coordenador do Serviço e Urgência e Emergência, Abelardo Ferrarezi de Andrade; o secretário de Governo, Esporte e Lazer e Comunicação, Aluisio Braz, Boi; a coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina, Cintia Mauro Piratelli; o vereador Rodrigo Buchechinha e demais convidados. 

Mais melhorias na saúde

Durante a administração do prefeito Marcelo Barbieri foram construídos 11 novos prédios para a rede básica contemplando os bairros Vila Xavier, Laranjeiras, Altos de Pinheiros, Adalberto Roxo, Jardim Brasília, Paraíso, Biagioni, Brasil, Cruzeiro do Sul, São Rafael (será entregue em breve) e o distrito de Bueno de Andrada.

Ainda foram edificados os novos prédios para as UPAs, do Centro e da Vila Xavier, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o novo Centro Regional de Reabilitação, que está sendo equipado. Além disso, praticamente todos os prédios da saúde foram remodelados e ampliados.