Edinho participa de abertura da XX Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara

Evento contou com palestra do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da USP e coordenador do Plano Diretor de São Paulo

Fotógrafo: Celso Luís Gallo
10/05/2017 - 19h57

Cidade

O prefeito Edinho prestigiou a abertura da XX Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara (Universidade de Araraquara), no auditório principal da instituição, na noite de terça-feira (9). Até sexta-feira (12), estudantes, professores e a coordenadoria do curso participam de palestras e workshops relacionados a esses temas. 

A abertura do evento contou com presença do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), ex-vereador de São Paulo e coordenador do Plano Diretor da capital paulista. 

Bonduki concedeu a palestra “Plano Diretor de São Paulo: propostas e perspectivas”, onde apresentou detalhes de todo o planejamento utilizado nesse projeto e mostrou a história urbanística da capital paulista desde o desenvolvimento dos primeiros bairros até o grande crescimento populacional da segunda metade do século XX. 

“Nabil é um dos maiores especialistas em desenvolvimento urbano no Brasil e no mundo. Ele ajudou o País a pensar o desenvolvimento urbano de uma forma sustentável e a desenvolver cidades com justiça social”, declarou Edinho. 

O prefeito lembrou que Araraquara completa 200 anos em agosto e que o planejamento urbanístico é essencial para o crescimento sustentável do município. 

“Precisamos avaliar que cidade estamos construindo e de que forma ela está sendo ocupada. Esse debate tem que ser feito. A construção dessa cidade depende muito dos profissionais que pensam a ocupação do espaço urbano.” 

Também fizeram parte da mesa de autoridades a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara e gerente de projetos urbanos da Prefeitura, Sálua Kairuz Manoel Poleto, e a chefe do Departamento de Ciências Humanas da universidade, Eduarda Escila Ferreira Lopes. 

Acompanharam a solenidade, ainda, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, a coordenadora de Habitação, Mara Gomes, e a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio.