Programação também aborda 22ª Semana Nacional de Museus com discussão do tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
22/05/2025 - 21h43
Funcionários dos museus municipais, pesquisadores da Fundação Araporã e grupos sociais de interesse estiveram reunidos nesta quinta-feira (22) em atividade no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo.
Com foco na diversidade, acessibilidade e representatividade, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundação Araporã deram início às atividades para a construção colaborativa da nova exposição do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. A iniciativa faz parte do projeto Proac (edital36/2024) de manutenção e modernização de museus e é um dos principais destaques da programação.
Alessandra Lima, coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, explica que a curadoria para a nova expografia será colaborativa. ”O projeto envolve diretamente funcionários do museu, pesquisadores da Fundação Araporã e grupos sociais de interesse. Também participarão representantes indígenas das terras Araribá (Avaí-SP) e Icatu (Braúna-SP), além de cinco integrantes do movimento negro de Araraquara. Essa abordagem garante uma representação plural e autêntica da história local, valorizando vozes historicamente silenciadas.”
De acordo com a coordenadora, nestes dois dias de atividades presenciais vem sendo consolidada uma etapa decisiva na definição dos conteúdos e abordagens da futura expografia, que será estruturada em três módulos: o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, com a trajetória institucional e sua contribuição para a cultura de Araraquara; a presença indígena no museu, com uma releitura crítica sobre as representações dos povos originários e seus protagonismos; e também a presença e resistência negra em Araraquara, trazendo as histórias, lutas e contribuições da população negra no município.
O projeto ainda conta com duas ações formativas: uma voltada à criação de roteiros colaborativos de mediação para o público escolar, e outra dedicada ao acolhimento e recepção de pessoas com deficiência, com formação específica para a equipe do museu. “Também incorporamos na discussão o tema da Semana dos Museus, que se relaciona aos nossos museus nessas comunidades em rápidas transformações – O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Alessandra informa que interessados também podem participar dos encontros. Na quinta, o encontro foi no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo; na sexta ainda haverá mais duas reuniões: das 9h às 12h, no e das 14h às 17h, no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. A programação é gratuita e aberta a interessados. As atividades reforçam o papel dos museus como espaços de diálogo, escuta ativa e transformação social e seguem até sexta-feira (23).
Vale destacar que os participantes também abordaram o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pela 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
SERVIÇO:
Atividades com foco na construção coletiva de nova exposição do Museu Voluntários da Pátria
Datas: 22 e 23 de maio
Horários:
* Quinta-feira (22): das 14h às 17h, no Museu Ferroviário
* Sexta-feira (23): das 9h às 12h, e das 14h às 17h, no MAPA
Informações: (16) 3332-2770