Balanço do 1º semestre de governo: ações estratégicas trazem melhorias na Segurança Pública e no cuidado com o Meio Ambiente

Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade foca na manutenção da segurança pública, no trânsito seguro e fortalecimento da GCM; conscientização e defesa ambiental marcam atuação do Meio Ambiente

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
25/08/2025 - 19h56

Atuando em diversas frentes, a Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana já obteve relevantes resultados para Araraquara no primeiro semestre de governo. Na área de inteligência e segurança pública, o uso de câmeras de monitoramento segue como ferramenta essencial na identificação de criminosos, e foi aprovado na fase final do programa estadual Muralha Paulista, que integra o município a uma rede de inteligência regional. A aquisição de drones e novos equipamentos operacionais fortaleceu o trabalho da Guarda Civil Municipal, especialmente em ações preventivas e de vigilância aérea, reforçando o apoio aos demais setores da Prefeitura.

As ações de fiscalização e conscientização no trânsito intensificaram a segurança de alunos e famílias no entorno das escolas. Já as operações direcionadas a motocicletas com escapamentos irregulares e veículos em mau estado seguem ativas, contribuindo para a diminuição de ruídos e prevenção de acidentes.

A readequação do sistema viário incluiu a abertura da terceira faixa na Via Expressa, no cruzamento com a Av. Prudente de Morais, resolvendo um problema histórico de tráfego e reduzindo o risco de colisões.

A pasta conquistou uma importante reestruturação administrativa com a reinauguração de sua sede. A realocação dos setores da GCM, Monitoramento e Defesa Civil centralizou os serviços e promoveu maior integração entre equipes e mais agilidade na tomada de decisões operacionais, além de eliminar gastos com a locação de imóveis.


Educação, controle e defesa ambiental integram ações do Meio Ambiente

A articulação entre os diferentes setores da Secretaria de Meio Ambiente marca os avanços no monitoramento e na defesa do ambiente e da biodiversidade, além do trabalho de conscientização e educação ambiental.

A Unidade de Conservação do Parque Natural do Basalto recebeu reformas estruturais, manutenção preventiva contra incêndios, implantação de novo viveiro e melhorias hidráulicas e de acessibilidade, além da instalação de um novo playground, pergolado e 25 bancos.

A divisão de Regulação de Floresta Urbana da secretaria elaborou um projeto de lei para priorização de espécies nativas e revisão da legislação de arborização, enquanto a divisão de Planejamento, Monitoramento e Biodiversidade identificou três novas espécies e publicou a nova lista da fauna local, que conta com 490 espécies.

Entre as ações de educação ambiental, uma campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos realizada na Praça Pedro Toledo arrecadou 2.820 kg. No Parque do Basalto, 252 mudas de árvores foram plantadas durante a Semana Municipal de Conscientização sobre Mudanças Climáticas.