Secretaria de Obras e Serviços Públicos intensificam zeladoria e manutenção na cidade; novas regulamentações fortalecem setor de Habitação
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
28/08/2025 - 21h28
Desde os primeiros dias do governo do prefeito dr. Lapena, as equipes de zeladoria e manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos têm atuado em todas as regiões da cidade para ampliar o alcance desses serviços. Além das rotinas de limpeza (varrição, roçada manual e mecanizada, remoção de galhos e árvores com risco eminente de queda), os trabalhos de reparo e conservação em prédios públicos, escolas, unidades de saúde e equipamentos urbanos foram constantes ao longo do semestre.
A Operação Tapa-Buracos foi intensificada em toda a cidade, com 14.116 buracos tapados no período, sendo 3.662 só em fevereiro, mês com maior volume de atendimentos. O recapeamento somou 4.974,89 m², concentrado no mês de janeiro; nos meses seguintes, as ações se voltaram à manutenção preventiva e corretiva.
As praças da cidade também foram contempladas com 259 reparos, garantindo espaços públicos mais seguros e bem cuidados para a população. As equipes de manutenção geral — cujas ações abrangem serviços hidráulicos, elétricos, civis e de serralheria — realizaram 1.175 atendimentos. A rede de iluminação pública recebeu atenção contínua, com 1.441 pontos reparados entre janeiro e julho.
Desenvolvimento Urbano e Habitação consolidam atuação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano deu início aos trabalhos técnicos para a revisão do Plano Diretor, além de realizar estudos como a revisão da lei do FUMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano) e de outras leis, e a elaboração de projetos de lei importantes para o setor: nova lei de desdobro para lotes maiores que 125 m² e regulamentação do EIV (Estudo de Impacto Ambiental) e RIV (Relatório de Impacto Ambiental). Além disso, a Secretaria empregou esforços no fortalecimento do GRAPROARA (Grupo de Análises de Projetos de Araraquara), com reuniões quinzenais. Isso trouxe maior eficiência nas análises de grandes empreendimentos.
O novo projeto "SDU Convida" foi concebido com o objetivo de realizar de eventos periódicos voltados aos profissionais da construção civil, abordando temas estratégicos, a fim de qualificar os processos administrativos e aproximar os profissionais do entendimento desses processos.
A área da habitação, no primeiro semestre de 2025, foi marcada pelo desenvolvimento de diversas ações. A reorganização do Programa de Locação Social garantiu maior eficiência na gestão habitacional. Outras medidas incluíram a entrega dos termos de quitação das casas construídas pelo sistema de mutirão nos bairros Parque das Hortênsias e Arco Íris, a viabilização de novas unidades habitacionais pelo Fundo de Arrendamento Residencial, a inscrição de novas áreas pela prefeitura e o início do processo licitatório para novos empreendimentos pelo Casa Paulista-Preço Social. Já a criação de uma sala privativa para atendimento social, com adequação do espaço físico, promove o sigilo e o acolhimento da população que busca os serviços da Habitação.