Projeto de Educação Ambiental de Araraquara é aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Iniciativa das secretarias de Educação e de Meio Ambiente receberá recursos para implantação no município

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
16/09/2025 - 23h48

No último dia 29 de agosto aconteceu a 90ª reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ), órgão responsável por discutir a gestão dos recursos hídricos no território de sua bacia. Entre as deliberações, ocorreu a aprovação dos projetos que receberão financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Araraquara foi selecionada com o projeto "Educação Ambiental para a emergência climática: viabilizando a redução de riscos e formando multiplicadores escolares em Araraquara-SP", submetido pela Prefeitura a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente.

A proposta se enquadrou na categoria "Educação ambiental vinculada às ações dos planos de bacias hidrográficas", e foi contemplada com recursos de aproximadamente R$ 175 mil. O cronograma prevê 12 meses para execução. Entre as atividades estão a realização de um curso de capacitação para professoras e professores da rede municipal, cujo objetivo será formar multiplicadores escolares e comunitários sobre educação ambiental no contexto da emergência climática global a partir de encontros formativos, além do planejamento e projeto de tecnologias sustentáveis para a unidade escolar EMEF Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul I e II.

Nos próximos meses, o projeto passará por ajustes e complementações técnicas pelo órgão estadual responsável pelo gerenciamento Fundo, para depois entrar na fase de contratação dos serviços previstos, pela Prefeitura.

Araraquara está entre os 34 municípios abrangidos pelo CBH-TJ. Na reunião do comitê o município foi representado pela Prefeitura, pelo DAAE, pela CETESB e pela CIESP. As decisões do comitê são tomadas de forma compartilhada entre os poderes públicos municipais e estadual, bem como com as representações da sociedade civil.

Fernando Diana, secretário municipal de Educação, comemora a conquista do recurso. "Esperamos que essa iniciativa – fruto das ações conjuntas do Comitê Técnico de Redução de Risco e Adaptação à Mudança do Clima e do engajamento das secretarias participantes – seja um projeto exemplar, tanto nos temas de Educação Ambiental e de capacitação de professores, quanto no enfrentamento às mudanças climáticas no município e na região".