Programação segue até 30 de novembro, com oficinas, palestras e apresentações artísticas junto aos alunos da rede pública municipal e estadual e também das escolas privadas
Fotógrafo: Divulgação
17/11/2025 - 21h10
As atividades da Semana da Capoeira já vêm sendo realizadas nas escolas da cidade desde o último dia 12 e, nesta quarta-feira (19), o evento ganha um lançamento oficial com solenidade no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva às 19 horas, com a participação de autoridades, educadores do projeto e capoeiristas integrantes da programação.
A secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, lembra que a Semana Municipal de Capoeira, criada pela Lei Municipal nº 167/12, de 21 de agosto de 2012, “celebra a força e a resistência dos grupos e mestres de capoeira de Araraquara, sendo um reconhecimento pela trajetória que vem sendo construída há décadas, marcada por ações sociais e pela transmissão de saberes que unem cultura, educação e ancestralidade.”
De acordo com Mestre Zezinho, organizador do evento junto à Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, a Semana tem como objetivo estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados à arte Capoeira, símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação, e da resistência à opressão. “Buscamos o fortalecimento dos grupos para dar continuidade aos trabalhos, de forma estruturada e, consequentemente, conscientizar sobre a contribuição da modalidade nas áreas social, política, saúde, educação, cultura e esporte em nosso município”, explica.
Com 14 educadores participantes, a programação segue até 30 de novembro, com oficinas, palestras e apresentações artísticas junto aos alunos da rede pública municipal e estadual e também das escolas privadas.
A abertura oficial nesta quarta-feira tem entrada livre para todos os interessados e contará com roda de Capoeira e Maculelê. O Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, 795, no Centro de Araraquara, ao lado da Prefeitura Municipal.
SERVIÇO:
Abertura oficial da Semana Municipal de Capoeira
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Data: quarta-feira (19 de novembro)
Horário: 19 horas
Entrada gratuita