Solicitação à Prefeitura de Araraquara foi feita pela vereadora Fabi Virgílio (PT)
Fotógrafo: Divulgação
11/02/2026 - 22h00
Após a previsão de uma diminuição de quase 80% no orçamento para a Mostra Audiovisual “Wallace Leal Valentin Rodrigues” deste ano, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou à Prefeitura de Araraquara a reorganização do orçamento para a realização do evento.
A parlamentar pede, com urgência, a readequação da previsão orçamentária para que a Mostra tenha, ao menos, o mesmo valor do ano de 2025, de R$ 90 mil, e não a apresentada, de R$ 20 mil.
Fabi destaca que o assunto foi debatido durante reunião do Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte (Fundart), que apresentou a planilha de orçamento previsto para os eventos do calendário cultural do município em 2026.
“Na planilha apresentada, a previsão orçamentária estava muito inferior à do exercício financeiro de 2025. Após a reunião, o setorial do Audiovisual reivindicou ao meu mandato a revisão do orçamento pelo Executivo da Mostra, cujo orçamento previsto é consideravelmente menor que o de 2025”, relata a vereadora.
O cronograma é o que orienta e norteia como as ações serão conduzidas ao longo do ano. “Por esse motivo, mesmo que estejamos falando em previsão, não podemos naturalizar o aumento vertiginoso de orçamento para alguns eventos em detrimento de outros”, reforça a parlamentar.
“Entendemos que a gestão cultural fez uma opção de reduzir a previsão orçamentária de determinada linguagem e superdimensionar outras. É preciso equilíbrio para que a cultura não seja afetada”, alerta.