Fotógrafo: Sergio Pierri
26/06/2013 - 03h51
Uma solenidade realizada na manhã dessa terça-feira (25) na Rua Professora Ergília Micelli, no Jardim Regina (região Noroeste da cidade), marcou o processo de graduação das microempresas Solunia, Sophitex e Servesp, que deixam a Incubadora de Empresas de Araraquara para atuação em prédio próprio.
Durante o evento, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, José Roberto Cardozo, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, destacou a atuação das três graduadas. “Elas prestam relevantes serviços para as grandes empresas de Araraquara”, disse Cardozo, que ressaltou o papel da Incubadora para novos empreendedores.
Cardozo também ressaltou o papel da BCP Consultores, empresa que gerencia a Incubadora, e as parcerias da Prefeitura com o Sebrae-SP, Senai, Unesp e Uniara, responsáveis pelos projetos de fomento ao setor da micro e pequena empresa no município, por meio da oferta de consultorias técnicas e gerenciais aos empreendedores.
O gerente executivo da Incubadora, Ricardo Bonotto, ressaltou a importância destas parcerias terem sido potencializadas no governo do prefeito Marcelo Barbieri. “São mecanismos como estes que possibilitam a graduação de empresas, como ocorre agora com a Solunia, a Sophitex e a Servesp”, resumiu Bonotto.
Para a gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara, Marimar Guidorzi, o grande diferencial neste processo de parcerias é “a atuação da Prefeitura nos projetos de apoio às empresas residentes na Incubadora”.
Fundada em 2008, a Solunia atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos especiais, robótica e automação industrial e residencial.
A Sophitex, vizinha da Solunia na Rua Professora Ergília Micelli, atua no segmento de silk em meias e tem a Lupo como maior cliente.
A Servesp, instalada no Edifício América, opera no ramo de tecnologia da informação.
Incubadora
Inaugurada em 1997, a Incubadora de Empresas de Araraquara é um programa municipal de políticas públicas que apóia a criação, o fortalecimento e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos com a oferta de espaço físico, consultorias individuais e coletivas, além de programas específicos de capacitação.
O objetivo é criar ciclos de crescimento para o setor, aumentar a oferta de postos de trabalho e a melhoria do desempenho a partir dos três “atores” responsáveis por promover a inovação: governo, universidade e empresa.
A Incubadora está instalada na Avenida Jorge Fernandes Mattos, no 8º Distrito Industrial, em uma área de cerca de 5.000 m², e foi construída pela Prefeitura no ano de 2011 com todas as especificações técnicas necessária ao processo de incubação de empresas.
Disponibiliza 14 boxes (salas) individuais, entre 40 e 60 m², sala de treinamento, refeitório além de uma ampla sala de administração e espaço para reuniões. Atualmente participam do programa 19 empresas, sendo 13 residentes e 6 na modalidade associada.