Objetivo é oferecer atenção integral na prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público da cidade
Fotógrafo: Sergio Pierri
13/07/2013 - 02h58
Programa Saúde na Escola
O prefeito Marcelo Barbieri e os secretários municipais Nino Mengatti (Educação) e Delorges Mano (Saúde), assinaram, nessa sexta-feira (12), o contrato de adesão ao Saúde na Escola (PSE), programa federal que leva às escolas ações de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público de Araraquara.
De acordo com o prefeito, o objetivo é reduzir as vulnerabilidades e contribuir para o pleno desenvolvimento do estudante por meio da promoção integral da saúde, como qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, saúde bucal, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, entre outros. Ao Governo Federal cabe financiar e fornecer materiais e equipamentos para a realização das ações nas unidades de ensino.
“Fico muito feliz em poder integrar saúde e educação em um projeto como este, que visa levar a promoção da saúde para onde a criança fica grande parte do seu dia. Esta parceria com o Governo Federal é um grande avanço para Araraquara e vai melhorar muito a saúde da população”, avaliou Marcelo, destacando o apoio do vice-presidente da República Michel Temer.
O secretário municipal da Saúde, Delorges Mano, destacou a importância da integração com a Educação para o avanço do projeto.
“Estamos trabalhando no sentido de prevenir e promover a saúde, e a escola nos traz esta possibilidade de desenvolver ações conjuntas às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que já tem este conceito diferenciado com relação a atenção à saúde da população”, afirmou Delorges.
Para o secretário da Educação, Nino Mengatti, o Programa Saúde na Escola “trará resultados rápidos, mas também e, principalmente, a médio e longo prazo”.
“A educação é sempre o melhor caminho para que a população tenha mais qualidade de vida. Além de tratar o estudante de acordo com o diagnóstico, as equipes vão trabalhar na prevenção não só de doenças, mas levando conhecimento sobre drogas e gravidez precoce, entre outros assuntos, aos estudantes é uma forma também de multiplicar a ação realizada na escola. Parabéns ao prefeito Marcelo Barbieri por mais este importante avanço”, ressaltou Nino.
Ações
As ações do PSE dividem-se em quatro áreas, que vão da avaliação das condições de saúde com atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais, ao monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.
Para tanto, serão realizadas ações de promoção da saúde e prevenção, com informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas; conscientização da responsabilidade e consequências do uso de álcool e outras drogas; uso da violência; educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção de DST/AIDS.
Os profissionais da área também serão contemplados com educação permanente por meio de cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para atuar como multiplicadores de informações entre outros jovens e crianças.